“Dos Primórdios ao Nuevo Tango” é um show que o bandoneonista Thadeu Romano apresenta neste sábado (21), às 20 horas, na Philarmônica (Rua 5, avenidas 3 e 5, Centro), em Rio Claro. O espetáculo conta ao público a história do tango, dos primórdios, com as primeiras orquestras e gravações, passando pelas diversas eras do tango até chegar à última grande era, a era de Piazzolla, que tira o tango dos salões de dança para as salas de concerto.
Nesse show, sem cobrança de ingresso e contemplado pelo ProAC 2022, Thadeu Romano conta com a luxuosa participação do violino de Wanessa Dourado, da pianista Viviane Franco e do contrabaixista Eduardo Brasil.
Ao ouvir a história do tango o público conhecerá curiosidades como a música La Cumparsita, o tango mais gravado até hoje no mundo; Desde el Alma, valsa composta por uma garotinha de 11 anos e que é o marco inicial dos compositores portenhos para criação de uma nova identidade musical; e também saberá que o maior cantor de tango, Carlos Gardel, era francês e seu letrista, Alfredo Le Pera, brasileiro.
Também serão apresentados no show desse sábado composições do próprio Thadeu Romano, inspirados na onda portenha que seduz e nos apaixona até hoje. Atualmente o tango vive não como fenômeno de massas, mas como elemento identificador da alma portenha e em permanentes evocações espalhadas por todo o mundo.
O quarteto utiliza o bandoneón, o violino, o contrabaixo e o piano para contar ao público uma parte da história desse ritmo portenho, desde o tango-milonga até o Nuevo Tango de Piazzolla, mesclando tradição e novos tangos numa primorosa interpretação instrumental.
Foto: Reprodução/Facebook