Muito se fala a respeito da escassez de talentos no cenário musical brasileiro, em que canções que pouco nos têm a dizer chegam quase que diariamente ao grande público.
Não se trata de uma verdade absoluta. Pelo contrário. Nosso país possui uma riqueza musical sem igual. Claro, uma busca zelosa se faz necessária, algo que a rede mundial de computadores auxilia de modo significativo. Um prodigioso exemplo é a rio-clarense Marina Ignatti Casonato, 29 anos, mais conhecida como Tika que, com seu genuíno talento, faz com que caiam por terra as afirmações expostas inicialmente. Conheça, a partir de agora, um pouco mais da trajetória desta admirável artista.
Ligação precoce com a arte
Tika nasceu na terra de Dalva de Oliveira em 12 de julho de 1989 e, logo aos três anos, começou a dançar balé na escola Arte & Dança de Rio Claro. “Esse foi meu primeiro contato com a performance e o palco”, admite. Aos oito anos, entrou para o coral do colégio Puríssimo Coração de Maria, onde começou a cantar e aprender técnica vocal. “Já aos 13 anos, comprei um violão e comecei a tocar e estudar.
Destaco alguns professores fundamentais dessa fase: Cris Gobesso (dança), Tatiana Leite (dança), Irmã Hermínia Maria Zago (canto), Vitor Bortolin (violão) e Pedro Camerón (teoria musical)”, relembra.
Quando aos 15 anos, fez seu primeiro show no Magic Bar, em Rio Claro, acompanhada por seu amigo Raoni Rodrigues no violão, cantando MPB. Em 2007, aos 17, entrou na faculdade de música em São Carlos (UFSCar). De acordo com a artista, foi nesse período, e com músicos são-carlenses, que montou sua primeira banda, a Quizumba. “Com ela, além de cantar, desenvolvi meu lado empresária.
Fizemos vários shows em diversas cidades do interior de São Paulo. Foi uma fase de bastante aprendizado. Estudei também no Conservatório de Tatuí, entre 2010 e 2014”, recorda-se.
Ida à capital e EP lançado
Aos 22 anos, mudou-se para São Paulo. O intuito, à época, era aprofundar sua visão artística dentro da música e construir sua carreira já como Tika. No ano de 2014, lançou um EP com quatro músicas autorais que, conforme expõe a cantora, lhe possibilitou começar a circular em casas de shows da capital paulista. “Cantei em alguns palcos incríveis em São Paulo, como Centro Cultural São Paulo, Itaú Cultural, Casa de Francisca, Jazz nos Fundos, Sesc Pompéia etc”, rememora.
Primeiro disco, novo show, videoclipe e novas canções.
Em 2017, a rio-clarense lançou seu primeiro álbum, também autoral, pela gravadora YBmusic, de São Paulo. O disco teve destaque em importantes veículos, como TV Cultura, revista Vogue, rádio Eldorado e jornal O Estado de São Paulo.
No ano seguinte, construiu um show novo, no qual atua sozinha no palco, apenas com a voz e guitarra. “Esse show já me levou a diversas cidades, como Salvador, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Recife, São Paulo, e me levará à Europa em junho e julho deste ano”, confidencia.
Tika conta que, já em 2019, realizou seu primeiro videoclipe, a convite da diretora Cássia Vilasbôas, gravado em fevereiro, no interior de Minas Gerais, com uma equipe que atua no Rio de Janeiro.
O lançamento, de acordo com ela, está previsto para abril pela plataforma de conteúdo feminino Hysteria. “Além do clipe, lançarei algumas músicas novas ainda neste semestre. Realizo também alguns trabalhos com moda com as marcas Iara Wisnik e Morena Rosa.”
O agora
A cantora, ao Centenário, ilustra o seu presente do seguinte modo. “No atual momento, me sinto transitando em um horizonte de possibilidades, com determinação, profissionalismo e fé. Fé no inevitável”, expõe.
Gratidão e pedido
“Aproveito o espaço para agradecer a todas as pessoas que já me ajudaram ao longo dessa minha trajetória na música, principalmente aos meus pais, Belkiss e Zé Casonato, e dizer que continuo precisando de ajuda para concretizar meus projetos artísticos, como a gravação do próximo álbum. Então, aos empresários que tiverem interesse, peço que entrem em contato comigo. A contrapartida é muito positiva, pois a arte é uma ferramenta poderosa.”
Tika na rede
Para conhecer ainda mais a respeito desta virtuosa artista, acesse o site http://tikamusic.com/, bem como as redes sociais: Facebook – https://www.facebook.com/tikamusic/; Twitter – https://twitter.com/tikamusic1; Instagram – https://www.instagram.com/tikamusic/; SoundCloud – https://soundcloud.com/tikamusic; e YouTube – https://www.youtube.com/tikamusic.