A partir de um desejo do Banco do Brasil e da Fundação Banco do Brasil – FBB de potencializar o Trabalho Social já realizado nos empreendimentos habitacionais da Faixa 1 do programa Minha Casa Minha Vida, foi concebido o Projeto Moradia Urbana com Tecnologia Social – MUTS.
O objetivo deste Projeto é fomentar a organização dos moradores destes empreendimentos habitacionais e a articulação destes moradores com parceiros locais (em especial prefeituras municipais e agências locais do Banco do Brasil), por meio da reaplicação de Tecnologias Sociais, como forma de impulsionar a promoção do desenvolvimento social nestes empreendimentos habitacionais.
O Projeto está em funcionamento desde 2015 e já contemplou 61 empreendimentos, em 44 municípios, distribuídos em 22 estados, num total de cerca de 32 mil Unidades Habitacionais, atingindo cerca de 120.000 pessoas. Rio Claro foi uma das cidades selecionadas para receber o MUTS.
GRUPO DE ACOMPANHAMENTO LOCAL (GAL)
As ações desenvolvidas pelo MUTS – Moradia Urbana com Tecnologia Social nos empreendimentos, com prazo total aproximado de 9 meses, foram acompanhadas por um Grupo de Acompanhamento Local – GAL constituído por representantes do Banco do Brasil, moradores dos empreendimentos, poder público local e Instituto São José Operário de Uberaba/Vila do Bem, contratadas para a realização do Projeto.
Várias ações pontuais foram desenvolvidas com a comunidade desde Março de 2019. São elas: Encontros e reuniões de grupos para o fortalecimento das lideranças locais, encaminhamentos sociais, Auto recenseamento, Educação Financeira, Educação Ambiental, Educação Patrimonial.
Para finalizar o Projeto, nesse sábado, dia 30 de Novembro, o projeto MUTS, desenvolvido no Residencial Viver Melhor 1, Rio Claro-SP, contemplou a comunidade com uma verdadeira festa de participação comunitária, com conversa boa, música e um delicioso jantar! “Agradecemos a todos: Fundação Banco do Brasil; Rede Interação; Voluntários; e a Prefeitura Municipal de Rio Claro pela parceria e apoio aos trabalhos realizados. Finalizamos essa etapa agradecendo a Deus por poder conhecer e aprender com a experiência de cada um de vocês.” Marco Cury/Uberaba Minas Gerais