O Diário do Rio Claro dá sequência à série de entrevistas com os secretários municipais nomeados pelo prefeito Gustavo Perissinotto (PSD). Desta vez, o superintendente do Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Rio Claro (Daae) Osmar da Silva Júnior. Segundo o novo secretário, o convite não era esperado e não estava em seus planos. “Aliás, estava tudo certo para assumir uma empresa de saneamento em outro município, mas recebi o convite como uma surpresa muito agradável, pois tenho um carinho enorme pelo Daae de Rio Claro, autarquia que vi evoluir, pois cresci e fui criado na Vila Indaiá, ao lado do Daae. Sempre visitava a autarquia, interessado em conhecer as pessoas e as estruturas que a compõem. Diante disso, aceitei de imediato o convite, pois Rio Claro é a cidade que eu amo e quero me dedicar para o Daae e fazer o meu melhor, contando sempre com a ajuda imprescindível dos servidores, que cuidam com carinho da autarquia e fazem de tudo para levar água de qualidade para toda a cidade, todos os dias do ano. Sabemos que o desafio é enorme, mas estamos comprometidos em melhorar o Daae em todos os aspectos”, declarou.
Sobre as dificuldades, Osmar ressalta que o principal desafio é planejar melhorias na infraestrutura, visando melhor captação, tratamento e fornecimento de água em toda a cidade, dentro de um orçamento restrito.
Conforme informado pelo prefeito Gustavo, todos os secretários receberão cinco metas a serem cumpridas no prazo de cem dias, quatro delas sem custo e uma dela de baixo custo. Questionado sobre as ações definidas para a pasta, Osmar disse que todas são possíveis de serem realizadas no prazo, como, por exemplo, a realização de campanha de conscientização quanto ao uso responsável da água e o desenvolvimento e execução de projeto ambiental para ações de preservação e recuperação do manancial de captação de água bruta da cidade.
Osmar possui vasta experiência em áreas públicas e privadas, com responsabilidades pelos resultados e definições de planos estratégicos e no gerenciamento. Na administração pública foi secretário de saneamento básico e Meio Ambiente na Prefeitura de Santa Gertrudes e presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Limeira. Também ocupou o cargo de diretor técnico do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Cordeirópolis.
Foto: Divulgação