A história do nascimento de Jesus é contada na Bíblia, nos evangelhos de São Mateus e São Lucas. O anjo Gabriel apareceu a Maria, uma jovem de Nazaré, e anunciou que ela seria escolhida para dar à luz ao Salvador do mundo.
Maria era noiva de José, um carpinteiro de Belém, descendente de Davi. Quando José soube que Maria estava grávida, quis desfazer o noivado, mas Deus enviou um anjo em sonho para lhe explicar a situação. O menino deveria ser chamado Jesus, que significa “o Senhor salva”.
José e Maria foram a Belém para se alistarem, mas não encontraram lugar na hospedaria e ficaram num estábulo. Maria deu à luz a Jesus em um estábulo e envolveu-o em panos, deitando-o numa manjedoura.
Um anjo apareceu aos pastores nas proximidades declarando “boas novas de grande alegria”. Uma estrela guiou os três reis magos que foram levar presentes para o menino: ouro, incenso e mirra.
A Bíblia não menciona a data de nascimento de Jesus, e a tradição cristã determinou o dia 25 de dezembro para celebrar o evento, que é conhecido como Natal. Uma explicação para a escolha da data é que, a partir do ano 274, em Roma celebrava-se o die natalis Solis invicti, o dia do nascimento do Sol Invicto.
Foto: Pixabay