O homem e a imunidade
O Homem é parte da natureza, o Criador colocou-o como administrador do planeta. Mas nem sempre os homens reconhecem a existência de um Criador que ama e que oferece todos os recursos para sua saúde e felicidade.
Como no poema “Ouve”.
Eu sou a Luz e tu não me vês!
Eu sou o Caminho e tu não me segues!
Eu sou a Verdade e tu não crês em mim!
Eu sou a Vida e tu não me procuras!
Eu sou o Mestre e tu não me ouves!
Eu sou o Senhor e tu não me obedeces!
Eu sou o seu Deus e tu não recorre a mim!
Há muito tempo minhas queridas avó Antonia e mãe Olga diziam: “Deus disse: Ajuda-te que eu te ajudarei”. Isso quer dizer: se a pessoa fazem o bem, o que é certo, Deus te ajuda. Mas se as escolhas são para o mal, a vida desregrada prejudicando as pessoas, Deus se afasta e não ajuda. Assim é com a saúde: se a alimentação é rica em gorduras saturadas a vida é sedentária, usando álcool, fumo, drogas, café, a vida boemia, etc, sistema imunológico enfraquece.
Estamos passando por uma guerra, uma pandemia causada por um vírus que colocou o planeta mal. Nessa situação é bom rever certos conhecimentos inerentes a nós, humanos, e a natureza: quem somos e como vivemos. Naturalmente, o organismo é capaz de reconhecer e eliminar os invasores estranhos e lesivos a sua integridade: é o sistema imunológico. Precisamos muito dele. Os responsáveis pelo cuidado e vigilância do corpo são os glóbulos brancos que percorrem todo o corpo através da corrente sanguínea. Os glóbulos brancos mais importantes são os linfócitos T: tem a função estratégica de defender o organismo contra invasores estranhos e lesivos como os vírus, as bactérias ou qualquer outra substância nociva e maligna. Os glóbulos brancos produzem anti-corpos os quais destroem os vírus e bactérias, eliminando-as do corpo. Esse trabalho dos linfócitos é chamado de auto imunidade. Isso seria o normal para uma pessoa de boa saúde. Mas se nosso sistema imunológico estiver enfraquecido, os linfócitos também estarão fracos e não reconhecem nem destroem as células invasoras. Essas se instalam, se multiplicam, causando a doença e até a morte. Como vem acontecendo. A eficiência de nosso sistema imunológico depende do nosso estilo de vida. Os fatores que fortalecem o sistema imunológico são os seguintes:
Boa alimentação com boa qualidade de alimentos naturais, frutas e verduras, cereais e grãos integrais complementados por castanhas e outros Oleaginosos. A boa alimentação é totalmente livre de gorduras saturadas, colesterol e outras substâncias nocivas ao organismo. O supermercado traz conforto e comodidade, mas com o inconveniente de ter substâncias químicas nas caixinhas e latinhas, como corantes e preservantes, que fazem mal a saúde.
Exercício físico proporciona benefícios quando praticados com regularidade e satisfação. Exercícios exagerados com característica de competição, são prejudiciais.
Beber bastante água pura, não refrigerantes e doces.
Tomar banho de sol entre outros benefícios aumenta o número de glóbulos branco e multiplica a eficiência dos linfócitos. A pele forma a vitamina D que ajuda na imunidade.
A temperança deve ser adotada e significa abstinência total daquilo que prejudica o organismo: Drogas. Todas as drogas afetam o sistema nervoso central, diminuem a produção do hormônio endorfina e conseqüentemente, enfraquecem o sistema imunológico. As endorfinas promovem um estado de bem estar e alegria e fortalecem os linfócitos aumentando a resistência do organismo. A certeza do amor de Deus, nos dá esperança e isso libera endorfina que promove nossa saúde.
Emoções negativas como ódio, mágoa, raiva, desconfiança, egocentrismo, medo, ansiedade, frustração, depressão atuam sobre as supra renais diminuindo a produção de endorfina e aumentando a adrenalina que enfraquece as defesas. A adrenalina estimula o sistema nervoso central, aumenta a pressão arterial e altera o número de glóbulos brancos do sangue. A música “rock” influencia a mente sem que a pessoa saiba. É possível medir as reações do cérebro diante de músicas diferente: a música clássica, executada sem instrumento de percussão produz ondas cerebrais suaves e uniformes e a liberação de endorfina. As ondas elétricas do mesmo cérebro sob a influência da música tipo “rock”, serão diferentes e haverá produção de adrenalina.
Um dos hormônios produzidos no cérebro é a serotonina que nos dá equilíbrio psicológico e previne a depressão. A incerteza, a desconfiança e o temor fazem baixar o nível de serotonina. O pensamento positivo e otimista, resultante da fé em Deus, produzem esperança e forma serotonina. A alegria, a paz e o amor tem poder curador.
A Vida moderna, artificial, produz muitos meios para alterar o ser humano: nas grandes cidades há muito transito que produz “stress” que é um tóxico poderoso contra a vida. O barulho excessivo, as exigências produzidas pela mídia para comprar sempre mais e supérfluos, faz o homem se sentir pequeno, depressivo, ansioso. Isso não é real. O real é valorizar o Ser. A nova sociedade que virá após a pandemia, fará grandes diferenças: A sociedade será justa, fraterna e solidaria, tenhamos paciência porque vai passa.
O livro “Princípios de Saúde e Vida Natural” de Osvaldo Prudêncio é um auxiliar muito valioso para viver bem. O homem é uma verdadeira trindade, composta de corpo, mente e espírito. O desenvolvimento de cada um desses elementos bem como a harmonia que deve reinar entre eles, nos dá o homem integral: é um corpo de atleta, uma mente de sábio e uma alma de Santo (Jaime Scolnik). O homem precisa saber como chegar a mais bendita de todas as trilogias: um corpo saudável, uma vida longa e uma eternidade feliz.