O gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (RSS) faz-se fundamental, tendo como finalidade o controle expressivo de riscos, minimizando impactos à saúde humana e ao meio ambiente.
O manejo dos resíduos com características hospitalares deve se dar adequadamente nas etapas de: segregação, acondicionamento, identificação, transporte interno, armazenamento temporário, tratamento, armazenamento externo, coleta, transporte e disposição final. É necessário que os trabalhadores estejam previamente treinados, respeitando as normas e regras vigentes, em termos técnicos, éticos e socioambientais.
O programa de resíduos de serviços de saúde é amparado por normativas e legislações específicas e sua classificação se dá de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas- NBR, regulamentado pelas resoluções CONAMA nº283/01 e 358/05 e atende a legislação da ANVISA RDC 306/2004, que rege os princípios e parâmetros dos órgãos de saúde no Brasil.
Nesse sentido, os estabelecimentos de saúde dos municípios brasileiros devem conhecer e colocar em prática as técnicas adequadas aos processos de tratamento destes resíduos, com detalhamento da operação, desde sua coleta inicial, etapas do tratamento, chegando ao armazenamento e destino final. Essa gestão deve ser integrada e eficiente, fornecendo um panorama com informações sobre o ciclo de vida dos materiais; sobre contaminação e controle de resíduos infectantes; sobre utilização de Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva; sobre o reconhecimento dos símbolos de identificação na classificação de resíduos de saúde; orientações sobre segurança e higiene; dentre outros.
Desse modo, falar em gerenciamento de resíduos de saúde é fundamental para instituir ações capazes de proporcionar o bem-estar e a saúde pública adequada a todos (sociedade civil e profissionais destes ambientes), bem como, preservar o meio ambiente, promovendo a sustentabilidade. Portanto, a tecnicidade e aplicabilidade são fundamentais, pois contribuem para minimizar possíveis alterações ambientais que possam acontecer a partir destes resíduos, quando não destinados e tratados de maneira adequada.
Foto: Divulgação / Por Eder Varussa