Os zoológicos possuem a finalidade de mostrar aos seus visitantes os hábitos e comportamentos dos animais, embora alterados perante seu habitat natural.
Outra função seria a de proteger as espécies ameaçadas ou em risco de extinção, auxiliando e monitorando sua reprodução de forma segura, longe de seus predadores naturais.
Assunto polêmico divulgado recentemente pela mídia internacional, questionando a real necessidade de expor e impor um ambiente artificial como um novo habitat para as mais diversas espécies de animais de todo o planeta.
Concordo com a polêmica, citando como exemplo o Parque Zoológico de Goiânia, capital do Estado de Goiás, onde em apenas 10 (dez) anos de funcionamento, morreram nada menos que 888 (oitocentos e oitenta e oito) animais entre espécies nativas e exóticas.
O zoo de Goiânia foi criado em 1.946, localizado na região central da cidade, ao lado de grandes avenidas de alto fluxo de veículos e pessoas, rodeado de imensos edifícios, absorvendo barulho extremo e grande volume de gases tóxicos e poluição hídrica.
Em apenas um ano, morreram 148 (cento e quarenta e oito) animais: uma onça pintada, dois hipopótamos, duas girafas, um leão, um tamanduá-bandeira, um jacaré – açú de quatro metros, dentre outros animais, o que alavancou várias investigações e a elaboração de laudos técnicos periciais que apontaram excesso de estresse animal em detrimento às más condições ambientais do entorno do parque, animais com idade avançada e debilitados, além de maus tratos por parte de alguns funcionários do zoo.
Uma opção seria a readequação estrutural, adaptando-os como Centros de Reabilitação Animal, dando acolhimento aos animais doentes e que sofreram ações agressivas por parte de caçadores e comerciantes sem escrúpulos que só visam seu bem estar financeiro.
Os animais debilitados continuariam seu tratamento nesses centros adaptados e os animais em bom estado de saúde seriam transportados para seu habitat natural, de preferência em áreas de proteção ambiental e reservas ecológicas.
Se o Brasil não mantém seus políticos corruptos na cadeia, que disseminam ódio e discórdia em nossa população, que roubam e matam por cargos e dinheiro, porque mantemos nossos animais presos, seres vivos, que nunca nos fizeram mal.
Voto pela liberdade dos animais e pelo fim dos Jardins Zoológicos.
Passe alguns dias atrás das grades e depois vote. Não precisa deixar sua opinião.