A alegria e a emoção são vistas não só no rosto de quem está lá embaixo, apreciando e registrando o colorido no céu da Cidade Azul, mas também de quem está na operação, o motivo é a volta do balonismo em Rio Claro, aliada à retomada das competições que também tiveram que ser interrompidas no período mais crítico de pandemia da Covid-19. “Os campeonatos foram suspensos na pandemia, mas agora está muito forte novamente, com muitos eventos no Brasil. Rio Claro é uma das melhores do país para se voar, os pilotos estão felizes em estarem aqui, porque é uma cidade que está no cenário do balonismo”, destaca Rodrigo Pires que está no esporte há 18 anos, sendo 11 operando como piloto e já voou em quase todos os estados brasileiros.
Para quem está acostumado a ver somente lá debaixo e tem curiosidade de saber como é estar a bordo de um balão, o piloto destaca. “É muito seguro, desde que a gente respeite as condições climáticas, então o vento deve estar tranquilo e sem previsão de chuva, isso que é mais importante e é sempre avaliado antes de decolar. Lá em cima, precisamos navegar por uma área boa de pouso e ficar atento com a subida e descida do balão”, ressalta.
O balonismo sempre é um grande atrativo em Rio Claro e muitas pessoas acabam tentando ir ao encontro deles, seja no ponto de partida ou de chegada. As provas acontecem em dois horários, logo às 6 da manhã e à tarde por volta de 15 horas. “À tarde a decolagem é coletiva com vários balões no aeroclube por causa do público que vem para cá acompanhar, de manhã nem sempre é deste ponto, eles dão alguns alvos para os balões passarem aqui, automaticamente passam em cima da cidade. O grande foco, o que a população espera é que os balões voem por cima da cidade, então na verdade o ponto de partida e de pouso não é o mais importante, e sim que os balões sobrevoem em cima da cidade para o pessoal prestigiar o espetáculo”, observa Rodrigo.
“Rio Claro é uma das melhores cidades do Brasil para voar, os pilotos estão felizes de estarem aqui, porque é uma cidade que está no cenário do balonismo”, destaca o piloto Rodrigo Pires.
Copa Rio Claro de Balonismo
A Copa Rio Claro de Balonismo que tem a organização da Confederação Brasileira de Balonismo começou na sexta-feira (24), como parte das comemorações dos 195 anos de Rio Claro. As provas são realizadas às 6 e às 15 horas. Os pontos de decolagem dos balões são determinados conforme as condições do clima. O evento termina hoje (26).
Por Janaina Moro / Foto: Divulgação