O casamento da filosofia e da poesia: explorando a sabedoria através das palavras
O conceito da sabedoria está intrinsecamente ligado ao autoconhecimento. Diversos filósofos ao longo da história, como Nietzsche, Maquiavel e Platão, dedicaram-se a explorar e discutir a natureza da sabedoria. Eles expressaram suas ideias por meio de poesias, frases e exemplos de vida, todos esses elementos convergindo para o que é conhecido como conhecimento.
A poesia desempenhou um papel fundamental ao trazer uma dimensão artística e lírica às complexas filosofias desses pensadores. Esse casamento entre a filosofia e a poesia ganhou destaque a partir de 1850 e continua a ser relevante nos dias atuais, resultando na produção de inúmeros textos e livros significativos.
Contudo, apesar da importância da poesia na disseminação do conhecimento, muitos alunos contemporâneos têm dificuldade em compreendê-la plenamente. Às vezes, os segredos da humanidade estão ocultos nesses poemas, aguardando serem descobertos por mentes dispostas a explorar. Como já afirmou Chico Buarque, “esse mundo não está pronto para descobrir isso”.
A sociedade e seus conceitos emocionais, presentes nas cidades, não podem ser comparados às instituições educacionais, que muitas vezes negligenciam o papel da poesia. No entanto, iniciativas como a Uivantes têm se aproximado dessa realidade, ao explorar uma ampla variedade de temas, tudo isso apresentado com maestria na forma escrita e falada. Como diz o ditado, “a leitura é a boca da mente”.
Em nossa busca constante pelo autoaperfeiçoamento, encontramos uma conexão com a liberdade individual. Como Chico Buarque também nos lembra, “boa sorte a todos” nessa jornada. É crucial compreender que, embora tenhamos criado as máquinas, não devemos nos tornar subordinados a elas. Em vez disso, devemos usá-las como ferramentas para ampliar nosso conhecimento e capacidade de alcançar a sabedoria.
Texto escrito pelo aluno Victor Carvalho estudante da Escola Estadual Zita de Godoy Camargo, sob curadoria de Rafael Cristofoletti Girro, aluno da Escola Estadual Marciano de Toledo Piza, de Beatriz Ribeiro Fausto de Jesus e de Vitória Ribeiro todas alunas da Escola Estadual Zita de Godoy Camargo todos pertencente a Rede Camões de jornais escolares. O texto tem caráter pedagógico.
Foto: Divulgação