Por mais que as empresas invistam em novos modelos, técnicas e formas de gerir os negócios, é fundamental que esses conceitos estejam alinhados às práticas do dia a dia.
Ainda que possa parecer óbvio – se é que óbvio tenha alguma medida quantitativa -, gostaria de enfatizar que conceito e prática são interdependentes, portanto, devem andar juntos e em perfeito alinhamento.
Tenho encontrado muitas distorções na gestão das empresas, de vários segmentos e portes, por conta de que suas atividades e práticas estão na direção oposta ao que foi formulado no seu plano de negócio – na sua estratégia.
Há ainda um velho jargão presente nas empresas de que as “coisas precisam ser práticas para darem resultado”. Muitas vezes, essa fala é empregada sem que haja o real conhecimento do que venha a ser teoria e prática.
A implementação das técnicas, métodos e das próprias estruturas de gestão, para serem eficazes, necessitam de um alinhamento entre o plano traçado e suas ações no campo de trabalho.
A gestão pela qualidade, neste sentido, enfatiza seis princípios os quais devem garantir que teoria e prática sejam uma realidade no processo de implementação de uma gestão para resultados de forma eficaz.
Esses princípios podem ser considerados ainda as grandes dimensões pelas quais a gestão é realizada com o objetivo de produzir melhores resultados para os stakeholders.
1º Princípio: foco nas necessidades do cliente e do mercado.
Conhecer o cliente, suas necessidades e como se relacionar com ele.
2º Princípio: orientação organizacional e estratégica.
Definir a visão de futuro e qual o produto ou serviço irá entregar ao mercado.
3º Princípio: liderança e compromisso com pessoas.
Estabelecer as habilidades e competências e o foco no trabalho em equipe.
4º Princípio: parâmetros e referenciais da qualidade.
Criar a cultura da melhoria contínua e a participação das pessoas.
5º Princípio: gestão dos processos.
Definir os elementos críticos e seus parâmetros para entregar resultados de valor.
6º Princípio: medição e resultados.
Medir o desempenho e as realizações necessárias para satisfação dos stakeholders.
Nenhum plano será bem sucedido, a menos que haja sintonia entre suas aspirações e sua capacidade de realização. Obviamente, quanto maior a aproximação do planejado com o realizado, maior a probabilidade de se atingir os objetivos definidos.
Neste sentido, o alinhamento entre os princípios é fundamental para se atingir os resultados esperados no plano estratégico.
É esse o resultado gerado quando se alinha teoria e prática. Até…
Por Moacir Martins Jr.