Feriados em dias úteis podem gerar perda de R$ 20 bilhões neste ano, segundo estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Com previsão de onze feriados nacionais em dias da semana, o único feriado que não impactará o setor do comércio é o da Proclamação da República, em 15 de novembro, que cairá em um domingo.
Segundo a CNC, cada feriado diminui a rentabilidade média do setor do comércio, incluindo varejo e atacado, em 8,4%. Para os segmentos de hiper e supermercados, lojas de utilidades domésticas e de vestuário e calçados, que respondem, juntos, por 56% do emprego no varejo nacional, as taxas de perdas mensais atingem11,5%, 11,6% e 16,7%, respectivamente.
Para o presidente da Associação Comercial e Industrial de Rio Claro (Acirc), Antonio Carlos Beltrame, o setor que sofre diretamente com os feriados é a indústria. “Em um feriado os funcionários ficam de folga, mas continuam ganhando, ou seja, a indústria não produz e ainda tem despesas com funcionários, já o comércio é mais flexível. Acordos entre os sindicato patronal e o sindicato dos empregados tem permitido que o comércio abra em alguns feriados, principalmente, nos meses em que há dois feriados”, destaca.
FERIADOS
Sobre a possibilidade de abertura do comércio em feriados, medida adotada em Rio Claro no ano passado e que deve se repetir neste ano, o presidente comenta que nem todos as lojas abrem em feriados autorizados. “Isso não é bom, o ideal é que todos abram. Porém, o comerciante tem que fazer as suas contas. Tem de levar em consideração os custos fixos. Acreditamos que aquela loja que comunica aos consumidores que irá abrir no feriado, tem bom resultado. O que podemos afirmar é que muitos feriados não fazem bem para a indústria e para o comércio não é tão ruim pelo fato exposto acima.”
TURISMO
A possibilidade do funcionamento do comércio em feriados também é benéfico para o turismo, de acordo com Beltrame. “Acreditamos que em feriados prolongados os hotéis aumentam a taxa de ocupação, afinal devemos considerar o turismo regional. No ano passado, quando o comércio local abriu as portas, mas nas cidades do entorno o comércio não abriu, percebemos que houve migração de consumidores isso é bom pra Rio Claro”, aponta.
SHOPPING
O atrativo de lazer e turismo também é apontado pelo Shopping Rio Claro, que no ano passado inovou ao abrir no dia 25 de dezembro e 1º de janeiro, com sessões de cinma. “O Shopping Rio Claro é a melhor opção para os consumidores durante todo o ano e, em especial nos feriados, pois está sempre com suas portas abertas para receber os nossos clientes.
Um exemplo disso é o nosso cinema, que manteve as sessões regulares no dia 25 de dezembro, dia de Natal, e em 1º de janeiro deste ano. Aqueles que não viajam e permanecem na cidade têm o Shopping como o local para fazer suas compras, passear com os filhos e fazer suas refeições”, afirma Gisele Alvares, Supervisora de Marketing do Shopping Rio Claro.
Foto: Diário do Rio Claro