Uma das invenções culinárias mais apreciadas por diversas pessoas ao redor do mundo, em especial os brasileiros, sem dúvida alguma, é a famosa pizza.
De acordo com dados da Associação de Pizzarias Unidas, de São Paulo, a pizza, ao contrário do que muita gente pensa, surgiu na China e não na Itália. Há milhares de anos, os orientais inventaram uma espécie de massa assada que fazia parte da alimentação. Por volta de 1850, no entanto, os italianos aperfeiçoaram a ideia, acrescentando molho de tomate e queijo à receita. Isso porque a Itália era o maior produtor destes dois ingredientes.
No início do século XX, a pizza chegou ao Brasil, trazida pelos imigrantes italianos que aqui chegavam para trabalhar na lavoura. E como esses imigrantes se espalharam pelo Brasil, o gosto pela pizza também foi para todo o território nacional. E São Paulo é hoje a segunda maior consumidora de pizza do mundo, atrás apenas de Nova York.
E Rio Claro também, logicamente, possui inúmeros descendentes de italianos, fato este que inspirou Nicolau Soave Diuri e Fernando Diuri Rocha a trazerem para Rio Claro a NP Pizzeria. Hoje, de seu forno saem 13 sabores de pizzas, entre salgadas e doces. Para os proprietários, o intuito é oferecer aos clientes, não apenas uma pizza, mas toda a experiência envolvida no consumo da mesma.
“O conceito da NP é baseado em pizzaria italiana e novaiorquina. Novaiorquina por termos montado em container, já que Nova York é uma cidade moderna e cosmopolita. Da Itália, veio a inspiração com relação à qualidade dos ingredientes e a massa, baseada na receita tradicional napoletana. Tudo isso resulta em uma pizza muito leve e saborosa, cuja massa é bem crocante e macia”.
“O molho que desenvolvemos com tomates tipo San Marzano, direto da Itália, é um dos diferenciais de nossa pizza”, explica Nicolau Soave Diuri. Mas não é só o conceito da pizza que faz o diferencial na NP Pizzeria.
“Além da qualidade da pizza, queremos oferecer uma experiência diferente ao cliente que vem nos visitar. Em ambiente descontraído e com excelente clima, queremos oferecer uma experiência única em sabores. No deck superior está localizado o Tetto, com sofás em paletes e as mesas de carretel de cabeamentos elétricos reaproveitados. Outra ideia fantástica que incentivamos é comer com as mãos. Você fica mais à vontade e a sensação é única”, completa Nicolau.
Gestão Soft Open
A NP Pizzeria está funcionando em gestão soft opening (fase de testes antes da abertura oficial da casa), conforme explica Nicolau. “Ou seja, abrimos para ver uma série de necessidades, adaptações, o que está certo e o que está precisando de melhoria. Estamos iniciando com 13 sabores, sendo que dois deles são doces. Nosso objetivo é ter a certeza da satisfação dos nossos clientes e não sermos ‘mais uma’ pizzaria em Rio Claro. Uma pizza realmente para você comer, degustar e sentir a diferença do nosso produto.
Por enquanto, a queridinha é a nossa Dalla Casa, que é preparada com mozarela, calabresa defumada fatiada, gorgonzola, pimenta calabresa e, ao sair do forno, um fio de mel. Muito saborosa”, explica Fernando, sócio e primo de Nicolau.
“Não viemos apenas como negócio, e sim oferecer uma experiência única e momentos felizes compartilhados com família e amigos. O nosso desejo é sermos marcantes na expectativa dos nossos clientes. O que nos deixa bastante satisfeitos, são muitas pessoas informando que o local é aconchegante e prazeroso, não sentindo vontade de ir embora”, finalizou Fernando.