De acordo com dados da Defesa Civil, a cidade de Rio Claro registrou os seguintes dados no fim de semana referente à chuva. Na sexta-feira (18) choveu o acumulado de 23,6 milímetros, no sábado (19) o registro foi de 22,2 mm e no domingo (20) 20,8mm.
Com a pancada de chuva no sábado (19) moradores dos condomínios Polônia e Suécia dos Jardim das Nações II enfrentaram novamente destelhamentos de blocos. “A estrutura não aguenta mais, está retorcida. Blocos 2, 4 e 6 principalmente do Polônia e bloco 4 do Suécia. Como eles tratam os moradores. Estão vendo que o problema é no telhado”, disse um morador que procurou o Diário do Rio Claro.
Ele conta que nesses locais as telhas já haviam sido trocadas e houve o destelhamento dos mesmos pontos no sábado (19). “Tinha caído, foram trocadas novas e caíram de novo, isso aqui no Polônia e Suécia”, confirmou.
O Diário do Rio Claro trouxe recentemente, na edição do dia 9 de dezembro uma reportagem completa relatando os problemas que os moradores enfrentam com a estrutura, desde quando receberam as chaves. A equipe do Diário do Rio Claro foi recebida por síndicos que explicaram toda a situação.
A maior reivindicação dos moradores é por uma atitude que, efetivamente, solucione os problemas dos blocos, que vão desde vazamento no teto, caixa de esgoto com tamanho insuficiente para a vazão das moradias, rompimento e queda de teto de gesso, quebra de pisos e queda de revestimentos de paredes, vazão da água que gera inundações, interfones que não funcionam, fiação de internet e televisão expostas nas áreas externas, infiltração nos apartamentos térreos por falta de sistema de escoamento de água de chuva, extintores de incêndio perto do vencimento, destelhamento em ocasião de chuvas por estrutura precária de telhas e rachaduras nas paredes dos apartamentos causadas por rompimento de canos.
O moradores buscaram ajuda no Ministério Público e aguardam também a visita de um perito para uma nova vistoria nos condomínios.
Direcional Engenharia
O Diário do Rio Claro novamente entrou em contato com a construtora responsável pelo obra que comunicou por meio de nota. “A Direcional Engenharia enviou na parte da manhã de segunda-feira (21/12) um comunicado aos moradores e síndicos informando que está revendo o projeto elaborado para cobertura dos blocos afetados pelo temporal de novembro passado.
No documento, a construtora esclarece que será realizada a retirada do beiral existente em todos os blocos do empreendimento Jardins das Nações I. Informa também que as tratativas serão executadas pelos blocos onde tiveram danos na estrutura. Iniciando-se pelo condomínio Alemanha e consecutivamente nos condomínios África do Sul e Holanda. Depois disso será realizada a revisão no entelhamento e estrutura metálica de todos os demais blocos dos condomínios Jardim das Nações.”
Foto: Divulgação