A partir de segunda-feira (17), o atendimento de urgência em Rio Claro ganha importante reforço com o funcionamento da segunda base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Inaugurada no sábado (15), a base instalada na zona sul da cidade reduz para menos da metade o tempo de deslocamento da ambulância até o local da ocorrência. A população pode acionar o Samu pelo telefone 192.
“A instalação desta segunda base é algo que buscávamos há bastante tempo para atender com mais agilidade a população da zona sul do município”, destacou o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria (Democratas), lembrando do compromisso assumido de focar sua administração no cuidado com as pessoas. “Com esta conquista, estamos encurtando distâncias para salvarmos vidas”, finalizou o prefeito.
“Estamos empenhados em uma política de saúde respeitosa para que consigamos alcançar todos que precisam com a prontidão e o respeito que merecem”, enfatizou Maria Clélia Bauer, secretária de Saúde.
DESCENTRALIZADO
Com a base descentralizada, o tempo de resposta do atendimento na zona sul será reduzido em mais de 50%. O tempo de deslocamento da ambulância da primeira base do Samu, na Vila Martins, até a zona sul é de quase dez minutos. Com o atendimento partindo da segunda base, esse tempo chega a pouco mais de quatro minutos. “Essa redução no tempo é importante para quem precisa de atendimento de urgência”, frisou Ronnie Peterson Meyer, diretor do Samu.
A importância da unidade foi endossada nas falas de Rogério Marques, que já precisou de socorro e sabe o que o tempo de espera representa para quem passa pela situação, e de Edson Locatelli, presidente da Associação de Moradores do Jardim Guanabara. “É uma região em crescimento, onde as pessoas precisam de socorro mais rápido”, observou Locatelli, agradecendo a administração pelo serviço implantado.
CÂMARA
“Essa nova base é resultado de um trabalho que uniu esforços e uma prioridade desde o início desta administração”, lembrou o vereador André Godoy (Democratas), presidente da Câmara Municipal, que assina junto com o vereador Val Demarchi o projeto de lei que dá o nome de “Vereador José Carlos Leonhardt” à base.
“José Carlos Leonhardt era um exemplo de homem público”, resumiu Val Demarchi. O ex-deputado Aldo Demarchi (Democratas) disse ser justa a homenagem. “Temos que valorizar quem trabalha pela sociedade”, disse Aldo.
HOMENAGEM
Em nome da família do vereador José Carlos Leonhardt, o vereador Hernani Leonhardt (MDB), filho do homenageado, lembrou o trabalho desempenhado pelo pai. “Foram quase três décadas dedicadas a servir o povo, dedicando a vida às pessoas”, enfatizou Hernani.