“Eu vou ao Ministério Público, pois isso já se arrasta há muito tempo”, relatou ao Diário morador do bairro Jardim Novo I, cansado de enfrentar transtornos com a qualidade da água que chega à sua casa.
No fim do domingo (24), a água começou a chegar completamente escura nas torneiras das moradias do bairro. “Não faltou água e do nada começou a chegar água de péssima qualidade, com muita turbidez”, disse Marcelo Martins, outro morador da região do Jardim Novo I.
Nas redes sociais, uma internauta relatou. “Já faz 15 dias que na minha casa a água chega assim, será que vai ter desconto?”, indagou.
No Jardim das Nações 1, uma moradora disse que ficou sem água a partir das 15 horas de domingo. “Já a cor amarelada tem uns dois meses”, contou.
A prefeitura informou que a situação no Jardim Novo 1 não teve relação com o problema na rede elétrica da ETA 2 e que a cor da água voltou à normalidade nessa segunda-feira (25) no bairro.
PREFEITURA
Na manhã dessa segunda-feira (25), a prefeitura comunicou que o problema na rede elétrica da ETA 2 afetou alguns bairros e interrompeu por quase quatro horas a captação na Estação de Tratamento de Água, localizada na estrada que liga o Distrito Industrial ao distrito de Ajapi, em Rio Claro. O Daae acionou a Elektro, concessionária de energia elétrica, para os reparos na rede elétrica ainda na manhã de segunda-feira.
A normalização do abastecimento, de acordo com a prefeitura, aconteceu de forma gradativa, porém, com baixa pressão, interrupção temporária no fornecimento ou turbidez da água no distrito de Ajapi e nos bairros Mãe Preta, Grande Cervezão, Santana, Distrito Industrial, Vila Industrial, Arco-íris, Alan Grey, Vila Verde, Vila Nova, Vila Martins, Floridiana, Jardim América, Progresso 1 e 2, Jardim das Flores, Bandeirantes, Jardim Primavera, Jardim Portugal, Jardim Karan, Jardim Ipê, São João, São Miguel, Santa Maria, São Caetano, Parque Residencial, Ipanema, Chácara Rupiara, Residencial Florença, Residencial Regina Picelli, Águas Claras e Santa Clara 1 e 2.
ADUTORA
O Daae fez, na manhã dessa segunda-feira (25), reparo emergencial na adutora de 300 milímetros que se rompeu na Avenida Ápia, esquina com a Rua 30, no Jardim Paulista.
“Eventuais serviços para reparos na rede ou expansões na rede de distribuição de água também podem ocasionar situações pontuais de turbidez (cor mais escura) na água nos bairros afetados”, ressalta o superintendente do Daae, Paulo Roberto Bortolotti.
Na manhã dessa segunda-feira, de acordo com o órgão, o reparo foi finalizado, mas foi necessário interromper temporariamente o abastecimento de água, o que pode ter ocasionado baixa pressão ou interrupção temporária no fornecimento de água em condomínios da região e nos bairros Centenário, Jardim Paulista, Jardim Novo, Guanabara, Esmeralda, Jardim das Nações, Terra Nova, Maria Cristina e Benjamin de Castro. A normalização do abastecimento nos bairros afetados estava prevista para ocorrer no período vespertino.