De fala tranquila e simplicidade, características fáceis de perceber no novo Comandante do 37º Batalhão de Polícia Militar de Rio Claro, o tenente coronel Luís Roberto Moreira Filho, que assumiu o comando no último dia 25.
“Eu gosto de demonstrar que por trás de uma farda, de um escudo balístico, tem uma pessoa, tem o lado humano. É a forma que carrego no jeito de trabalhar. Não somos diferentes de ninguém, não gosto de superioridade. O Coronel não é diferente do policial que trabalha na ponta da linha”, ressaltou.
Nascido em Araraquara, 49 anos de idade, sendo 29 deles dedicados à corporação, com maior parte da carreira trilhada na cidade natal.
O sonho de servir como soldado começou desde muito cedo e ganhou força na fase do vestibular, quando a escola em que estudava recebeu dois policiais que falaram sobre a carreira e fizeram a divulgação da academia. “Sempre tive comigo, desde criança, que a grande finalidade de todas as pessoas no mundo é uma auxiliar a outra, servir a outra. Queria ser militar e encontrei o caminho para ajudar as pessoas e realmente é gratificante”, relembrou.
No início da conversa, fez questão de deixar claro que ainda não se acostumou a conceder entrevistas, mas afirmou querer manter um bom relacionamento com a imprensa, como sempre agiu nas cidades em que trabalhou, mas também com a comunidade, e destacou a recepção no município. “Tenho um carinho muito grande pela área. Estou muito feliz, as pessoas são amigas e me receberam como irmão”, declarou.
DESAFIO
O comandante destacou o ótimo trabalho desenvolvido pelos antecessores com a redução nos índices criminais e frisou qual é o desafio atual. “A redução dos indicadores nos últimos três anos foi significativa, mas o que tem chamado atenção é o número de furtos e roubos de veículos e vamos trabalhar para combater este crime. A Polícia Militar já tem intensificado trabalhos e operações neste sentido. Todos os dias são realizados”, disse.
Violência Doméstica
“Precisamos ver ações, conversar com os órgãos do município para ver o que podemos fazer para evitar esses crimes e atuar. Preciso analisar se podemos atender esta demanda de uma forma coerente”, declarou.
Sobre atingir bons resultados, salientou. “Polícia se faz através de cooperação, através de inteligência. Se o cidadão tiver alguma coisa que possa participar, que possa nos levar a uma nova estratégia de ações, é muito importante. A informação é crucial para que a gente consiga trabalhar”, observou, destacando também a integração das forças de segurança no município.
“Encontrei um gabinete de Gestão Integrada na área de segurança em funcionamento. Guarda trabalhando em parceria com a Polícia Militar, e isso é muito bom, integração boa e que dá para ampliar”, disse.
Afirmou ainda que já estão em parcerias para treinamentos voltados para a guarda no quesito técnico, inclusive na preparação do uso de motocicletas.