O Ministério do Trabalho e Emprego (TEM) divulgou nesta quinta-feira (28) os dados do Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) referentes ao mês de novembro. De acordo com o Caged, o Brasil criou 130.097 postos de trabalho com carteira assinada no mês passado, sendo 47.273 no estado de São Paulo.
Conforme a pasta, a maioria das vagas foram criadas principalmente nos setores de Serviços (92.620) e Comércio (88.706). No acumulado do ano, ou seja, de janeiro a novembro, foram gerados no país 1.914.467 novos empregos.
A meta do governo federal é atingir dois milhões de empregos formais gerados neste ano. No entanto, essa projeção pode não se concretizar visto que o mês de dezembro geralmente tem resultado negativo devido a questões sazonais. No ano passado, por exemplo, o país fechou dezembro com saldo negativo de 455.544 vagas.
Em Rio Claro, o saldo de empregos foi negativo em novembro, segundo o Novo Caged. O município fechou o mês com déficit de 62 vagas, resultado de 2.502 admissões e 2.564 demissões. Esse foi o segundo mês consecutivo em que a cidade terminou o mês com saldo negativo. Em outubro foram fechados 121 postos de trabalho, conforme dados do Caged. Os meses de junho e julho também registraram saldo negativo de 148 e 16 vagas, respectivamente.
Dos cinco grandes grupamentos econômicos avaliados pelo Novo Caged, três tiveram queda na geração de empregos e fecharam novembro com saldo negativo: Agropecuária com menos 42 vagas, Construção Civil com 102 e Indústria com 79. Os dois únicos segmentos com saldo positivo de empregos foram Comércio, com abertura de 118 postos formais de trabalho, e Serviços com 43.
Por Ednéia Silva / Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil