Ao encarar pela primeira vez os 3.200m do Potenza, autódromo localizado na Zona da Mata mineira, os pilotos da Copa Truck terão como desafio um traçado travado, em alguns pontos estreito e com freadas fortes – os freios, aliás, serão bastante exigidos, especialmente ao fim da reta oposta, de 650m, com um cotovelo em primeira marcha que conduz à reta dos boxes (ponto que será ainda o principal para tentativas de ultrapassagem).
Como se não bastasse, a previsão para o fim de semana é de temperaturas que podem chegar aos 35ºC. Assim, os três treinos livres ganham importância redobrada na busca por um bom acerto. E a qualificação (13h55 do sábado) se torna ainda mais decisiva para contar com pista limpa e escapar das confusões.
A disputa pelo título esquentou após a rodada dupla de Curitiba, com André Marques (Mercedes-Benz/AM Motorsport) quatro pontos à frente do companheiro de equipe Wellington Cirino (213 a 209). Na base da regularidade – venceu na abertura da temporada, em Goiânia –; Felipe Giaffone soma 196 pontos com o Iveco da equipe Usual Racing. Equilíbrio também na divisão Super Truck: Felipe Tozzo (Iveco) soma 201 pontos, seguido por Jô Augusto (VW), com 186 e Giuliano Losacco, com 182.
Com o apoio das empresas de Santa Gertrudes – D’Italia Empreendimento e Black NG Engenharia 4.0- Losacco vai em busca de pontos preciosos. Ele analisou o novo traçado e destaca sobretudo as curvas bastante acentuadas, que irão exigir muito dos freios. “Será um novo desafio para todos. Nosso time já está estudando bastante para fazer os caminhões renderem bem”, ressalta Giuliano.
Por E. Cortez / Foto: Divulgação