De acordo com o recém publicado Anuário Brasileiro de Segurança Pública, durante o ano de 2022 percebeu-se uma redução nos crimes de roubo em geral, -21,9% a instituições financeiras, -15,6% a estabelecimentos comerciais, -4,4% a cargas, 13,3% à residências e -4,4% à pessoas, dando espaço aos golpes de estelionatários.
Desde 2018, os registros de estelionato cresceram 326,3%, sendo que durante o ano de 2022 contabilizou-se 208 golpes por hora.
No município de Rio Claro, durante o ano de 2023, há o registro de 7 casos do golpe apelidado pela comunidade local como “golpe da maquininha”, tendo como vítimas 62,5% homens e 37,5% mulheres, com idade média de 69 anos e majoritariamente aposentados.
Segundo relatos dos vitimados, o autor é um homem de pele clara, cabelo moreno, estatura mediana e magro, passando-se por motoboy. Sempre se apresenta à potencial vítima como entregador de uma encomenda, um presente, como chocolate ou perfume, porém para receber o produto, a vítima teria que pagar com cartão de débito ou crédito a taxa de entrega, sempre simbólica (entre R$ 4,38 e R$ 6,80). Quando em posse do cartão da vítima, o estelionatário digita valores bem superiores e procura repetir a operação várias vezes, sob argumento de que ocorrera uma falha de sistema ou máquina com defeito, lesando a vítima até o valor que seu limite de crédito permitir.
Esteja preparado para ouvir nomes familiares, pois os estelionatários geralmente fazem consulta nas redes sociais e descobrem nomes conhecidos e datas propícias para aplicar o golpe.
Orientamos:
- Use somente cartões de débito ou crédito com chip (que exige a digitação de senha);
- Nunca entregue o cartão ao vendedor/entregador, insira ou aproxime você mesmo;
- Sempre confira o valor digitado pelo vendedor/entregador;
- Caso o visor da máquina esteja danificado ou embaçado, não digite a senha, cancele!
- Somente pague por aquilo que comprou ou solicitou a entrega, desconfie sempre de entregas surpresas ou sem agendamento;
- Use o cartão somente em estabelecimento em que confie;
- Caso for vitimado por um golpe, mesmo que não tenha tido prejuízo, faça o registro da ocorrência;
- Na dúvida, não digite a senha e acione o telefone de emergência 190.
Em caso de denúncias utilize o número 181.
No caso de acidente, acione imediatamente o socorro especializado – ligue 193 (Bombeiros) ou 192 (SAMU) transmitindo: local exato, tipo de acidente e o número de vítimas.
Conte sempre com a Polícia Militar!
Em caso de emergência ligue para o telefone 190 da Polícia Militar ou 199 da Defesa Civil.
É importante que você registre as ocorrências, para que haja o mapeamento da criminalidade e direcionamento do policiamento. Lembre-se sempre: A prevenção é a melhor ferramenta.
“NO TRÂNSITO, SUA RESPONSABILIDADE SALVA VIDAS”.
Nunca reaja! o maior patrimônio é a sua vida e a de seus entes queridos
Acessem nossas redes sociais:
Instagram: @trigesimosetimobpmi
Facebook: Trigésimo Sétimo Bpmi Pmesp
Twitter: @37BPMI
#POLICIAMILITARSP
#AFORÇAPÚBLICADESÃOPAULO
Comunicação Social do 37°BPM/I
“Nós, Policiais Militares, sob a proteção de Deus, estamos compromissados com a Defesa da Vida, da Integridade Física e Dignidade da Pessoa Humana” Polícia Militar, a Força Pública de São Paulo!
Foto: Divulgação