De acordo com o artigo 144 da nossa Constituição Federal, a segurança pública é dever do Estado e direito e responsabilidade de todos. Logo, cada um de nós pode e deve contribuir contra o avanço da criminalidade. Uma das formas de fazer isso é proteger o nosso patrimônio, principalmente a casa onde moramos. Existem muitas ações de segurança primária que os moradores podem adotar para evitar a ação de infratores, tais como:
- Atenção à presença de pessoas estranhas.
- Antes de entrar e sair de casa e, principalmente nas primeiras horas da manhã e da noite, deve-se assegurar que não há pessoas em atitudes suspeitas nas proximidades.
- Ao receber visita de funcionários de qualquer empresa, examinar as credenciais e, se possível, confirmar por telefone os dados com a empresa responsável.
- Desconfiar da presença de pessoas que se apresentam para realizar serviços que não foram solicitados, não abrindo a porta para receber encomendas inesperadas e adotando todos os cuidados possíveis.
- Contratar prestadores de serviços com referências que possam ser confirmadas por pessoas de confiança, fazendo uma verificação completa de seus dados profissionais anteriores.
- Somente convide pessoas que você conheça muito bem para entrar em sua casa.
- Não manter grandes quantias em dinheiro na residência. A existência de cofre no imóvel deve ser mantida em sigilo.
- Vigias inexperientes não devem ser contratados, eles devem ser capacitados e ter habilitação técnica profissional, bem como autorização para o exercício da função.
- É importante dispor de alarmes sonoros e iluminação para melhoria da segurança, bem como travas, trincos e câmeras, contribuindo para aumentar a segurança doméstica.
- Nas áreas externas utilize iluminação com sensor de presença e não deixe ferramentas e escadas, pois elas podem ser usadas para arrombamento e transposição.
- Não deixe chaves reservas escondidas embaixo de tapetes, dentro de vasos, sobre batentes de portas etc.
- Procure conhecer seus vizinhos e combinar medidas de auxílio mútuo, como sinais luminosos ou telefonemas. Uma participação comunitária ativa é imprescindível.
- Caso sua casa apresente sinais de arrombamento, não entre. Avise seus familiares e vizinhos e solicite a Polícia Militar por meio do telefone 190.
- Procure se informar sobre o Programa Vizinhança Solidária mais próximo e participe.
É importante que você registre as ocorrências para que haja o mapeamento da criminalidade e direcionamento do policiamento. Lembre-se sempre: A prevenção é a melhor ferramenta.
Em caso de denúncias utilize o número 181.
No caso de acidente, acione imediatamente o socorro especializado – ligue 193 (Bombeiros) ou 192 (SAMU) transmitindo: local exato, tipo de acidente e o número de vítimas.
Conte sempre com a Polícia Militar!
Em caso de emergência, acione o Policial Militar mais próximo ou ligue no telefone de emergência 190 da Polícia Militar ou 199 da Defesa Civil.
“NO TRÂNSITO, SUA RESPONSABILIDADE SALVA VIDAS”.
Nunca reaja! o maior patrimônio é a sua vida e a de seus entes queridos
Acessem nossas redes sociais:
- Instagram: @trigesimosetimobpmi
- Facebook: Trigésimo Sétimo Bpmi Pmesp
- Twitter: @37BPMI
- #POLICIAMILITARSP
- #AFORÇAPÚBLICADESÃOPAULO
- Comunicação Social do 37°BPM/I
“Nós, Policiais Militares, sob a proteção de Deus, estamos compromissados com a Defesa da Vida, da Integridade Física e Dignidade da Pessoa Humana”
Foto: Divulgação