Em 12 de maio de 1955 foi instituído na Guarda Civil do Estado de São Paulo, um Corpo de Policiamento Especial Feminino, pelo então à época, Governador Jânio Quadros, contando inicialmente com doze Policiais Femininas e uma Comandante, a Dra. Hilda Macedo, idealizadora do projeto, sendo as mulheres denominadas “As mais corajosas de São Paulo”.
No ano de 1970 com a fusão da Força Pública com a Guarda Civil de São Paulo, dando origem a Polícia Militar do Estado de São Paulo, ela tornou-se Coronel da Instituição. Atualmente o Quartel do Comando de Policiamento de Área Metropolitana “3” situado na zona norte da Capital leva o nome de “Hilda Macedo” em homenagem à pioneira.
Inicialmente as mulheres policiais foram alocadas no 33º Batalhão de Polícia Militar e, mais tarde, no 1º Batalhão de Polícia Feminina, subordinado ao Comando de Policiamento da Capital. Até então o efetivo do Batalhão Feminino era composto basicamente por mulheres policiais que realizavam prioritariamente o policiamento comunitário e escolar, com foco no atendimento de ocorrências de cunho social e de proteção às mulheres, crianças e adolescentes. Nessa época os concursos e a formação profissional eram realizados separadamente entre homens e mulheres, e atualmente os quadros foram unificados.
Nesses 68 anos de existência, as missões das policiais militares femininas foram ampliadas e passaram a atuar também no policiamento ostensivo geral, além de outras atividades como: trânsito, bombeiro, choque, policiamento rodoviário, ambiental, policiamento com apoio de motocicletas ou bicicletas, policiamento escolar, corregedoria e assessorias.
Vale ressaltar que na Polícia Militar do Estado de São Paulo as mulheres podem ingressar na carreira militar em igualdade de condições com os homens, podendo galgar qualquer graduação ou posto, bem como em igualdade de salários.
Atualmente o 37º Batalhão de Polícia Militar do Interior, sediado em Rio Claro/SP, possui 25 Policiais Militares Femininas em seu efetivo, as quais atuam em diversas áreas de policiamento, e duas delas são Oficiais: a Tenente PM Lieri que atua no serviço operacional como Comandante de Força Patrulha e a Tenente PM Daiane que é Oficial Dentista da Unidade.
O Comando enaltece o excelente trabalho prestado por todas as mulheres policiais, rogando a DEUS que sempre as protejam na sua jornada como: mães, esposas e profissionais.
Em caso de emergência ligue 190 ou disque – denúncia 181.
No caso de acidente, acione imediatamente o socorro especializado – ligue 193 (Bombeiros) ou 192 (SAMU) transmitindo: local exato, tipo de acidente e o número de vítimas.
Conte sempre com a Polícia Militar!
Em caso de emergência, acione o Policial Militar mais próximo ou ligue no telefone de emergência 190 da Polícia Militar ou 199 da Defesa Civil.
É importante que você registre as ocorrências, para que haja o mapeamento da criminalidade e direcionamento do policiamento. Lembre-se sempre: A prevenção é a melhor ferramenta.
“NO TRÂNSITO, SUA RESPONSABILIDADE SALVA VIDAS”.
Nunca reaja! o maior patrimônio é a sua vida e a de seus entes queridos
Acessem nossas redes sociais:
- Instagram: @trigesimosetimobpmi
- Facebook: Trigésimo Sétimo Bpmi Pmesp
- Twitter: @37BPMI
- #POLICIAMILITARSP
- #AFORÇAPÚBLICADESÃOPAULO
- Comunicação Social do 37°BPM/I
“Nós, Policiais Militares, sob a proteção de Deus, estamos compromissados com a Defesa da Vida, da Integridade Física e Dignidade da Pessoa Humana”
Foto: Divulgação