A Polícia Militar tem todo um planejamento voltado às instituições de ensino, sejam as escolas estaduais, municipais, particulares, faculdades e universidades (Unesp, Claretiano, Anhanguera, etc) sobretudo a utilização do Programa de Policiamento de Ronda Escolar em conjunto com as outras modalidades de policiamento, Força Tática, Policiamento Rural e Policiamento Preventivo do 190; sua atuação varia desde as cercanias dos perímetros estudantis dentro da cidade e na zona rural, até o contato pessoal com o corpo discente, seja com diretores, funcionários e alunos. Este estreitamento da Polícia Militar com a população permite coletar informações, mitigando e coibindo delitos que estão acontecendo.
A Polícia Militar também conta com o Programa Vizinhança Solidária, que conta com a participação efetiva da população de cada bairro unida com a Policia Militar na solução de problemas locais que se tornam ações preventivas contra o crime, Programa PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) que teve sua implantação em 1993 com a primeira turma de instrutores formados na Academia de Polícia Militar do Barro Branco (APMBB), contando com a participação de mentores da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ), sob a supervisão e atualização do Tenente Steave Kayser, de Los Angeles Police Departament – LAPD.
O objetivo do Programa é prevenir o uso e abuso de drogas, através da orientação e conscientização dos efeitos provocados pela dependência de substâncias químicas, sejam elas lícitas ou ilícitas.
O PROERD desenvolve um conjunto de ações preventivas contra as drogas e a violência, apoiando iniciativas com a família, estudantes e professores, sendo aplicado aos alunos de forma dinâmica e divertida, além de oferecer várias atividades interativas, participação de grupos e aprendizado cooperativo, projetados para estimularem os estudantes a resolverem os principais problemas na sua vida, como autoconhecimento e autogerenciamento, tomada de decisão segura, responsável e saudável, compreensão dos outros (alteridade), habilidades de comunicação e relacionamento interpessoal e habilidade de lidar com desafios e responsabilidades.
O intuito é encorajar as crianças, em idade escolar, a ampliar suas alternativas positivas para evitarem o uso de drogas e a prática da violência.
Oferece ainda estratégias para desenvolvimento da competência social, noções de cidadania, habilidades de comunicação, autoestima, tomada de decisões, resolução de conflitos e objetivo de vida.
Há também a necessidade que todos os crimes ocorridos sejam registrados em Boletim de Ocorrência na Policia Civil para que a Polícia Militar tome conhecimento através desses registros e direcione o policiamento na localidade para prevenção e repressão dos crimes, que a população em geral e no âmbito escolar se previna procurando locais iluminados quando em deslocamento, evitar andar sozinhas, mas em grupo quando possível, não ostentar objetos de valores, utilização de equipamentos de segurança e travamento nas motocicletas e veículos, o que dificulta a ação delituosa.
Quanto aos grandes eventos que ocorrem na cidade, há um planejamento antecipado de policiamento para prevenção de crimes e segurança da população participante nesses eventos.
Também estão abertas as inscrições para o concurso à carreira de Oficial da Policia Militar do Estado de São Paulo pelo site www.concursos.policiamilitar.sp.gov.br que oferece uma grande oportunidade aos jovens que estão terminando o ensino escolar e à população em geral.
Polícia Militar, rumo aos 200 anos.
Vamos todos juntos. Ninguém fica para trás.
Comunicação social do 37ºBPM/I / Foto: Divulgação