A principal causa da violência no trânsito é o desrespeito às leis e a desatenção às regras de conduta e circulação, conforme descritas no Código de Trânsito Brasileiro. Mas apenas a fiscalização não basta. Para que haja resultado concreto, é preciso um trabalho intenso de reeducação da segurança de trânsito envolvendo todos os motoristas.
O uso de celular na direção de veículos é cada vez mais comum, porém essa prática pode causar acidentes graves, essa é terceira maior causa de acidentes fatais, perdendo somente para excesso de velocidade e embriaguez ao volante, a pessoa que dirige e faz uso do aparelho celular aumenta em 400% a possibilidade de se envolver em acidente de trânsito.
Só em 2019 foram elaboradas quase 2,1 milhões de autuação no Brasil só de celular segundo o Denatran. Classificada como infração gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro, a multa por uso de celular ao volante é de R$ 293,47, além de sete pontos anotados na Carteira Nacional de Habilitação. A multa pode ainda ser combinada com outro tipo de infração, a condução de veículo sem as duas mãos ao volante, com valor de R$ 130,16 e que rende mais cinco pontos na carteira.
Usar o celular enquanto dirige é tão perigoso que se iguala ao condutor embriagado no seu déficit de atenção.
Dicas sobre os riscos do celular ao volante:
- Manusear o celular dirigindo é perigoso tanto para o motorista quanto para o pedestre. Ao desviar a atenção para o aparelho, o condutor pode causar acidentes e o pedestre ser atropelado.
- Ao tirar a mão do volante para mexer no celular o condutor não terá o mesmo controle físico do veículo.
- É importante verificar as mensagens antes de sair de casa e depois de chegar ao destino, pois ao digitar uma mensagem o cérebro focará apenas nessa ação, e a direção ficará em segundo plano.
- Ouvir mensagens de voz enquanto dirige também traz riscos ao motorista porque desvia a atenção de sons do trânsito como buzina e sirene.
- Colocar o aparelho no meio das pernas também não é indicado, pois distrairá o condutor quando tocar.
Conte sempre com a Polícia Militar! A força pública de São Paulo
Caso precise de ajuda ligue “190” – Polícia Militar.
Acessem nossas redes sociais:
- Instagram: @trigesimosetimobpmi
- Facebook: Trigésimo Sétimo Bpmi Pmesp
- Twitter: @37BPMI
- #POLICIAMILITARSP
- #AFORÇAPÚBLICADESÃOPAULO
- Comunicação Social do 37°BPM/I
“Nós, Policiais Militares, sob a proteção de Deus, estamos compromissados com a Defesa da Vida, da Integridade Física e Dignidade da Pessoa Humana”
Foto: Divulgação