A imprudência e a falta de respeito às regras do trânsito, são os agentes causadores de muitas situações indesejáveis no trânsito que envolve motoristas, ciclistas, motociclistas e pedestres, causando acidentes que poderiam ser evitados.
Ressalta-se que o fator humano é o grande responsável pelos acidentes, sendo possível observar, em um pequeno trajeto, motoristas que não usam as setas indicadoras de direção nas conversões, ultrapassam pela direita, ignoram as faixas de pedestres, não respeitam locais de parada e estacionamento, não obedecem aos sinais semafóricos, conduzem veículos sem cinto de segurança e utilizando aparelhos celulares, excedem os limites de velocidade, além de pedestres que não usam a faixa para atravessar as vias e ciclistas que circulam na contramão de direção, nas calçadas e não utilizam as ciclofaixas.
Todos os anos, em nível global, 1,35 milhões de pessoas morrem em acidentes de trânsito. São dados de fevereiro de 2020, apresentados na 3ª Conferência Global de Segurança Viária, promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), junto à Organização Mundial da Saúde (OMS), realizada na Suécia.
Apesar da redução do número de mortes nos últimos anos, o trânsito brasileiro ainda mata milhares de pessoas todos os anos. No ano de 2019, o último levantamento pelo Ministério da Saúde foi mais de 31.945 vidas perdidas. É preciso praticar a direção defensiva, o respeito, a tolerância, a gentileza e empatia no trânsito, atitudes que fazem toda a diferença.
No mês de maio é comemorado o mês da conscientização no trânsito por meio do movimento “Maio Amarelo” que surgiu no ano de 2014 com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. A escolha do mês de maio ocorreu pela Organização das Nações Unidas (ONU) e a cor amarela simboliza sinalização e alerta no trânsito. O tema principal da campanha para este ano é “A sua responsabilidade salva vidas”.
Desta forma, é de extrema importância à promoção de atividades voltadas à conscientização, ao debate das responsabilidades e ao comportamento individual de cada cidadão no trânsito, razão pela qual, convidamos você, sua instituição ou sua empresa a levantar essa bandeira e iniciarmos a mudança de comportamento para um trânsito mais seguro.
Conte sempre com a Polícia Militar! A força pública de São Paulo
Caso precise de ajuda ligue “190” – Polícia Militar.
Acessem nossas redes sociais:
- Instagram: @trigesimosetimobpmi
- Facebook: Trigésimo Sétimo Bpmi Pmesp
- Twitter: @37BPMI
- #POLICIAMILITARSP
- #AFORÇAPÚBLICADESÃOPAULO
- Comunicação Social do 37°BPM/I
“Nós, Policiais Militares, sob a proteção de Deus, estamos compromissados com a Defesa da Vida, da Integridade Física e Dignidade da Pessoa Humana”
Foto: Divulgação