“Juntos salvamos vidas”. A mensagem da campanha educativa de trânsito para o ano de 2022, instituída pelo Conselho Nacional de Trânsito, reforça que a atuação de forma integrada contribui para abolir os erros intencionais dos seres humanos, além de coibir comportamentos de risco também conscientiza o indivíduo para um trânsito seguro.
O Dia Nacional do Trânsito foi instituído a partir da criação do Código de Trânsito Brasileiro, em setembro de 1997. O principal objetivo é o desenvolvimento da conscientização social sobre os cuidados básicos que todo motorista e pedestre deve ter no trânsito.
A imprudência e a falta de respeito às regras do trânsito são os agentes causadores de muitas situações indesejáveis no trânsito que envolve motoristas, ciclistas, motociclistas e pedestres, causando acidentes e morte que poderiam ser evitados.
Somos responsáveis e temos o dever de construirmos um trânsito mais seguro, e a conscientização e o engajamento de todos é fundamental, pois, juntos salvamos vidas.
O trânsito, em condições seguras, é um direito de todos. Nenhuma morte ou lesão grave no trânsito é aceitável.
Dicas de segurança para um trânsito mais seguro:
- Faça com antecedência a manutenção preventiva de seu veículo;
- Utilize o celular somente em local seguro e fora da direção;
- Motociclista respeite as regras de trânsito. Pilote a moto sempre com faróis acesos, inclusive de dia. Evite “costurar” entre veículos. O capacete deve estar afivelado (preso) e com óculos de proteção ou viseira abaixada;
- Proteja quem você ama, o cinto de segurança é obrigatório para todos os ocupantes;
- Pedestre, nunca atravesse atrás ou na frente de veículos parados, fique sempre em locais onde possa ser visto;
- Motoristas, sejam cautelosos e prudentes na direção, não misture álcool com direção. Se beber não dirija;
- O transporte seguro para crianças é obrigatório: 0 a 1 ano – Bebê conforto, 1 a 4 anos – Cadeirinha, 4 a 7 anos e meio – Assento de elevação, acima de 7 anos e meio a criança poderá usar apenas o cinto de segurança, a partir dos 10 anos poderá viajar no banco dianteiro.
Os seres humanos são vulneráveis a lesões no trânsito, portanto, perceba o risco e proteja vidas.
Não basta ser um bom motorista, é preciso ser um bom cidadão. Juntos salvamos vidas!
É importante que você registre as ocorrências, para que haja o mapeamento da criminalidade e direcionamento do policiamento. Lembre-se sempre: A prevenção é a melhor ferramenta.
Conte sempre com a Polícia Militar!
É importante que você registre as ocorrências, para que haja o mapeamento da criminalidade e direcionamento do policiamento. Lembre-se sempre: A prevenção é a melhor ferramenta.
“NO TRÂNSITO, SUA RESPONSABILIDADE SALVA VIDAS”.
Nunca reaja! o maior patrimônio é a sua vida e a de seus entes queridos
Em caso de emergência ligue 190 ou disque – denúncia 181 – Polícia Militar
Acessem nossas redes sociais:
- Instagram: @trigesimosetimobpmi
- Facebook: Trigésimo Sétimo Bpmi Pmesp
- Twitter: @37BPMI
- #POLICIAMILITARSP
- #AFORÇAPÚBLICADESÃOPAULO
- Comunicação Social do 37°BPM/I
“Nós, Policiais Militares, sob a proteção de Deus, estamos compromissados com a Defesa da Vida, da Integridade Física e Dignidade da Pessoa Humana”
Foto: Divulgação