Comparando os dados estatísticos das ocorrências criminais no município de Rio Claro, referentes ao mês de janeiro e fevereiro (2020 e 2021), disponíveis no site oficial da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (fonte: ssp.sp.gov.br) constata-se:
Mês de janeiro (2020/2021): redução em 37,5% nos crimes de roubos simples (roubos outros); redução em 31% nos crimes de furto de veículos; redução em 26,6% nos crimes de roubo de veículos; redução em 17,7% nos crimes de furtos simples (furtos outros); aumento no número de homicídios dolosos de 03 para 05 casos (números absolutos).
Mês de fevereiro (2020/2021): redução em 50,74% nos crimes de roubos simples (roubos outros); redução em 40,74% nos crimes de furto de veículos; redução em 16,6% nos crimes de roubo de veículos; redução em 15,03% nos crimes de furtos simples (furtos outros); aumento no número de homicídios dolosos de 03 para 05 casos (números absolutos).
Mantendo a tendência do mês anterior, excetuando-se os homicídios dolosos, registrou-se significativa redução dos indicadores criminais. Há de ressaltar que, quanto aos homicídios, a imensa maioria das vítimas tinha, atualmente ou no passado próximo, relação direta com a criminalidade. As demais vítimas de homicídio foram decorrentes de crimes passionais (um caso feminicídio), ocorridos no interior de residências, tendo como autores parentes próximos. Por fim, a grande maioria dos crimes de homicídio já foi esclarecida (autores presos e/ou identificados).
Não bastasse a redução dos indicadores criminais, as forças de segurança pública em Rio Claro também registraram ótimos indicadores de produtividade em 2021: foram 15 armas de fogo apreendidas, 82 flagrantes de tráfico de entorpecentes, 113 pessoas presas em flagrante, 43 pessoas presas em razão de mandados de prisão (procurados pela justiça) e 55 veículos produtos de ilícito recuperados.
Em 2021, a Polícia Militar do Estado de São Paulo comemora seus 190 anos, reafirmando o compromisso com o Policiamento Comunitário, com a Gestão pela Qualidade e com os Direitos Humanos. Nesse sentido, apenas no primeiro bimestre do corrente ano, desta feita, em todos os 645 municípios do Estado de São Paulo, onde diuturnamente está presente, foram 3.2 milhões de chamadas “190” (COPOM) atendidas, 3.5 toneladas de drogas apreendidas, 19.6 mil pessoas presas, 1.2 mil armas de fogo apreendidas e 5.8 mil veículos recuperados.
Polícia Militar do Estado de São Paulo, 190 anos protegendo a sociedade.
Conte sempre com a Polícia Militar! A força pública de São Paulo
Caso precise de ajuda ligue “190” – Polícia Militar.
Acessem nossas redes sociais:
- Instagram: @trigesimosetimobpmi
- Facebook: Trigésimo Sétimo Bpmi Pmesp
- Twitter: @37BPMI
- #POLICIAMILITARSP
- #AFORÇAPÚBLICADESÃOPAULO
- Comunicação Social do 37°BPM/I
“Nós, Policiais Militares, sob a proteção de Deus, estamos compromissados com a Defesa da Vida, da Integridade Física e Dignidade da Pessoa Humana”
Foto: Divulgação