Cuidados com seu veículo
- Equipe seu automóvel com dispositivos que dificultem o arrombamento e o furto.
- Evite colocar em seu veículo adesivos e outros símbolos que possam identificar sua condição social ou local de frequência.
- Caso alguém tente retirar seu veículo da via, procure manter a calma. Acione ininterruptamente a buzina de seu veículo, dirija-se a vias de grande circulação e, se possível, a postos policiais.
- Ao passar por lombadas, verifique, antes de reduzir a marcha, se há pessoas suspeitas nas proximidades. Mantenha distância suficiente do veículo à sua frente para poder desviar.
- Se o seu veículo for furtado ou roubado, não tente procurá-lo e evite intervir sozinho. Ligue para o telefone 190 imediatamente e forneça todas as informações possíveis, como características dos assaltantes e do veículo. Registre o crime na Delegacia de Polícia mais próxima.
Estacionando o veículo
- Ao estacionar, feche inteiramente o carro, mesmo que seja por alguns minutos ou que esteja na garagem de sua casa ou edifício.
- Procure estacionar o mais próximo possível de seu destino, em condições de sair facilmente, caso surja algum problema.
- Ao sair de um estacionamento, verifique se não está sendo seguido.
- Aparelhos de som caros, especialmente os quem possuem multimídia e GPS fixos ao painel, são atrativos para ladrões quando o veículo está estacionado na via pública.
- Tire suas chaves do contato de seu carro, mesmo que seja por alguns momentos.
- Nunca deixe seu veículo ligado com ocupantes em seu interior (especialmente crianças), mesmo que por pouco tempo.
- Evite permanecer no interior de um carro estacionado na via pública. Se isso for necessário, faça-o em local que permita ampla visão para todos os lados. Fique alerta ante a aproximação de estranhos.
- Em via pública, procure estacionar em locais movimentados e bem iluminados.
- Jamais confie as chaves de seu carro a desconhecidos que se apresentam como “flanelinhas”.
- Desconfie de estranhos que oferecem ajuda quando seu veículo tiver uma pane repentina. Pode tratar-se de uma armadilha. Chame um socorro mecânico de sua confiança.
- No ato de estacionar, bem como no momento em que retornar para apanhar o carro, esteja atento para a presença de indivíduos suspeitos nas proximidades. Na dúvida, pare em outro local ou dê uma volta antes de entrar no carro.
- Tenha o hábito de verificar o interior do carro antes de embarcar.
- Caso você encontre alguém arrombando seu carro, mantenha a calma, procure identificar as características dos indivíduos e ligue imediatamente para Polícia Militar.
- Ao estacionar o veículo em locais privados, procure identificar o manobrista e exija um recibo de entrega do veículo, constando a placa do automóvel, as características, o horário e a data do estacionamento.
Nos cruzamentos
- Nos semáforos, durante o dia, pare sempre com a primeira marcha engatada e fique alerta com a aproximação de pessoas estranhas.
- Evite a primeira fila de veículos e as faixas das extremidades. Se possível, pare nas faixas centrais.
- Sempre mantenha distância mínima do veículo da frente, para evitar acidente e possibilitar sua saída rápida em casos de emergência.
- Procure não deixar espaços para passagem ou circulação do lado esquerdo do seu veículo.
- Esteja atento à presença de pessoas suspeitas ao redor de seu veículo, incluindo motociclistas e vendedores ou pedintes.
- Evite distrair-se com celulares, músicas etc.
- Sempre que possível, no período noturno em locais ermos, procure ajustar a velocidade de seu veículo de modo a transpor os cruzamentos com semáforo na fase verde, evitando a parada.
- Diante de um assalto, não reaja, pois o assaltante, geralmente, tem a cobertura de um comparsa armado nem sempre visto pela vítima.
- Lembre-se de que a rapidez no acionamento da Polícia Militar aumenta a possibilidade de recuperação de um veículo furtado ou roubado.
No caso de acidente, acione imediatamente o socorro especializado – ligue 193 (Bombeiros) ou 192 (SAMU) transmitindo: local exato, tipo de acidente e o número de vítimas.
Conte sempre com a Polícia Militar!
Em caso de emergência ligue para o telefone 190 da Polícia Militar ou 199 da Defesa Civil e Denúncia 181.
É importante que você registre as ocorrências, para que haja o mapeamento da criminalidade e direcionamento do policiamento. Lembre-se sempre: A prevenção é a melhor ferramenta.
“NO TRÂNSITO, SUA RESPONSABILIDADE SALVA VIDAS”.
Nunca reaja! o maior patrimônio é a sua vida e a de seus entes queridos
Acessem nossas redes sociais:
Instagram: @trigesimosetimobpmi
Facebook: Trigésimo Sétimo Bpmi Pmesp
Twitter: @37BPMI
#POLICIAMILITARSP
#AFORÇAPÚBLICADESÃOPAULO
Comunicação Social do 37°BPM/I
“Nós, Policiais Militares, sob a proteção de Deus, estamos compromissados com a Defesa da Vida, da Integridade Física e Dignidade da Pessoa Humana” Polícia Militar, a Força Pública de São Paulo!
Foto: Divulgação