ROUBOS MEDIANTE FRAUDE
Com o advento e a popularização das redes sociais, e consequente criação de aplicativos dos mais diversos, tais como: os sites de notícias, de relacionamento, de compras etc, a vida cotidiana tornou-se mais fácil, contudo essa tecnologia, por ser abrangente e acessível a todos, indiscriminadamente, também acaba sendo utilizada para fins espúrios, por criminosos e pessoas mal intencionadas, para a prática de fraudes, roubos, estelionatos etc.
Devido a essa facilidade de acesso, uma nova “modalidade criminosa” surgiu e está sendo constante nos municípios de nossa região. O modo de agir dos criminosos consiste em publicar em sites de compra e venda da internet, anúncios de venda de veículos usados, com valores atraentes e abaixo do denominado “preço de mercado”.
Ao aparecerem pessoas interessadas, iniciam-se as tratativas para a concretização da transação entre o interessado, sem saber que, na verdade, está caindo em uma armadilha montada por criminosos, para a prática de um roubo.
Modus operandi: em regra, o interlocutor da quadrilha (pessoa com vocabulário apurado e gentil), convence o comprador, geralmente morador de região diversa a do local do golpe, para um encontro em local estipulado pelo “vendedor criminoso” e no momento da concretização do negócio, o interessado acaba por ser rendido por indivíduos armados que efetuam o roubo do dinheiro e ainda somem com o veículo ora oferecido que, via de regra é também produto de ilícito em outra ocasião (furto, roubo, apropriação indébita, bloqueio judicial, produto de estelionato etc).
No município de Rio Claro/SP, houve dois casos recentes, ambos solucionados pela Polícia Militar, com a prisão em flagrante delito dos infratores da lei, a apreensão de armas de fogo e simulacro e a recuperação dos bens das vítimas.
Para evitar que o cidadão rio-clarense seja vítima deste tipo de delito, seguem algumas dicas:
– desconfie de anúncios vinculados na internet, de venda de objetos por valores convidativos, muito abaixo do “preço de mercado” ou preço de tabela, especialmente veículos;
– evite realizar o depósito de quantias em dinheiro, como forma de entrada para garantir a concretização do negócio;
– antes de se deslocar ao local combinado, procure fazer uma consulta pela internet, em aplicativos de localização para saber se o ambiente escolhido não fica próximo de matas, terrenos baldios, ruas sem saída, e quando em deslocamento verificar se não está indo para local ermo, pois são ambientes que facilitam a ação dos criminosos;
– caso não haja nenhuma situação das acima descritas, e decida pela compra, tente negociar que o pagamento seja feito com transferência de valores ou cheques ou se decidir pela efetivação em espécie que seja feita em grandes centros de compras, tais como shopping centers ou pátios de supermercados, pois além de haver grande circulação de pessoas tais locais via de regra são monitorados por câmeras podendo facilitar a futura identificação dos golpistas.
Em caso de dúvidas, não arrisque, se houver desconfiança, procure antecipadamente fazer contato com o telefone fixo da Unidade Policial Militar da cidade que se deslocar, de modo a obter informações sobre o local marcado para saber se não trata-se de local utilizado habitualmente para prática de delitos ou faça contato com uma patrulha da Polícia Militar, a equipe de serviço poderá dar uma orientação correta de como proceder, uma vez que, via de regra, a vítima estará em local diverso de seu município de domicílio.
Para obtenção do telefone fixo das Unidades Policiais Militares o cidadão poderá acessar pelo www.policiamilitar.sp.gov.br.
Lembre-se o telefone 190 deverá ser utilizado somente para emergência.#POLÍCIAMILITARSP
#POLÍCIAMILITARSP
#AFORÇAPÚBLICADESÃOPAULO
Comunicação Social do 37º BPM/I
“Nós, Policiais Militares, sob a proteção de Deus, estamos compromissados com a Defesa da Vida, da Integridade Física e Dignidade da Pessoa Humana”
Foto: Divulgação