31º Aniversário de instalação do 37º Batalhão de Polícia Militar do Interior em Rio Claro
A história do 37º Batalhão de Polícia Militar do Interior está intimamente ligada à história do 10º Batalhão de Polícia Militar do Interior, unidade está sediada na vizinha cidade de Piracicaba. Nos primórdios, ainda nos idos anos da década de 30, éramos um dos Subdestacamentos do então Destacamento Policial de Piracicaba, contíguo ao 8º Batalhão de Caçadores da Força Pública do Estado de São Paulo, à época, localizado em Campinas.
Em 1957 surge a 2ª Cia do 8º Batalhão de Caçadores (Piracicaba) e, por conseguinte, a ascensão à Pelotão da unidade de Rio Claro. A condição de Pelotão perdurou até o ano de 1976, momento em que se instalou em Rio Claro a 3ª Cia do agora 10º BPMI, infundido através do Decreto nº 7.289 de 15 de dezembro de 1.975. Nossa região rica nas atividades do agronegócio, indústria e comércio, e servida por importantes Rodovias, tais como a Washington Luiz, necessitava que as atividades de policiamento ostensivo chegassem a um novo patamar de gestão.
Foi dentro deste contexto que nasceu o embrião do que viria ser o 37º Batalhão de Polícia Militar do Interior quando, em 15 de agosto de 1989, através do Decreto nº 29.911 de 12/05/1989, foi elevado à condição de Batalhão, tendo como seu Patrono o Coronel PM Sérgio Mônaco (in memorian), em homenagem ao Oficial, pelos seus relevantes serviços prestados à população rio-clarense.
O 37º BPMI dispõe de uma circunscrição territorial de 3.372,54 Km², abrangendo os municípios de Torrinha, Brotas, Itirapina, Analândia, Corumbataí, Ipeúna, Rio Claro e Santa Gertrudes, com uma população de aproximadamente 291.955 Habitantes.
Palavras do Comandante à população rio-clarense e aos policiais militares:
“Hoje é um dia muito feliz para todos nós do 37º BPM/I. Completamos 31 anos de muito trabalho, empenho e dedicação à sociedade paulista. Gostaria, nesse momento, de compartilhar minha alegria em servir nesta honrada Unidade e, atualmente, comandá-la interinamente. Deixo minha homenagem a todos os policiais militares que protegem a população das cidades de Rio Claro, Santa Gertrudes, Ipeúna, Corumbataí, Itirapina, Brotas, Torrinha e Analândia. Sim, passamos por momentos difíceis, como rebeliões, ataques ao Estado Democrático de Direito e hoje a pandemia. Contudo, as dificuldades nos tornam mais fortes, mais sábios e mais capazes. Não poderia deixar de lembrar dos nossos oito heróis, militares que, tombaram no cumprimento do dever e sempre serão lembrados por terem deixado um legado de coragem, valentia e bravura. Agradeço imensamente todos os abnegados policiais do 37º BPM/I, que diuturnamente protegem, guardam e preservam a ordem pública e a segurança da população de Rio Claro e região.” – ANDRÉ LUIZ PEREIRA LEITE VIANNA – Comandante Interino do 37º BPM/I
#POLÍCIAMILITARSP #AFORÇAPÚBLICADESÃOPAULO Comunicação Social do 37º BPM/I
“Nós, Policiais Militares, sob a proteção de Deus, estamos compromissados com a Defesa da Vida, da Integridade Física e Dignidade da Pessoa Humana”
Foto: Divulgação