Se você está preocupado com algo que almeja ou ainda fica imaginando como poderia concluir aquele projeto, pode estar certo de que o mais provável é que internamente esteja pensando pela situação de estresse e que não irá dar certo, isso não irá terminar bem.
E por que esse modo de pensar, inconscientemente, é claro, irá acontecer de uma forma mais provável negativamente? Porque fomos habituados a sempre ver o lado negativo das coisas para não nos decepcionarmos com o resultado final. O que chama mais atenção numa notícia, o acidente que causou a morte de uma pessoa ou o salvamento de um jovem que estava afogando-se em uma represa? O qual deles gera mais emoção?
O sentimento e a emoção governam as nossas atitudes e comportamentos. E quando são positivos, aumentam a chance de seu desejo se realizar mais facilmente. A mente vai em busca do prazer ou para evitar a dor. E a função da mente é te proteger e é por isso que você tem pouco progresso nas coisas que almeja.
E como inverter isso? A ideia é que você saiba exatamente o que deseja. A maioria das pessoas não tem isso bem definido. É como se no restaurante pedisse ao garçom o prato que deseja. E enquanto o pedido está sendo feito, você chama o garçom novamente e diz que você mudou de ideia e que acaba de escolher um outro prato e isso passa o tempo todo corrigindo. Você acha que realmente irá conseguir alimentar-se bem?
Eis aqui uma outra ilustração. Imagine que você vai ao cinema para assistir um filme de aventura. Você chega ao cinema dez minutos antes de terminar a sessão anterior. No entanto, em vez de esperar no salão, você entra na sala de projeção, senta-se e assiste aos últimos dez minutos do filme.
Você vê como desenrola toda a trama e como tudo acaba bem para os personagens principais. Vê os problemas resolvidos, sente a alegria dos atores e ouve o comentários positivos da cena final.
Então, quando começa a sessão seguinte, você volta e assiste sentado a todo o filme desde o começo. Só que desta vez, em vez de ser flagrado no suspense e drama da trama, você relaxa e assiste ao filme de maneira objetiva. Você tem tempo para apreciar a filmagem, os diálogos, as maneiras como as cenas são conectadas e como as tramas se desenrolam. Você está calmo e relaxado. Está menos ansioso e mais tranquilo porque já sabe como termina. Faz sentido?
Então, comece a pensar nos seus objetivos de maneira positiva e construtiva, pense num final feliz, traga toda a emoção da realização concretizada da maneira como gostaria que fosse, o esforço é o mesmo, mas o resultado será totalmente diferente porque o cérebro não distingue entre o imaginário e o real, criando uma expectativa muito mais positiva em sua vida.
Pense nisso!