Em Rio Claro, as pessoas com 57 anos serão vacinadas contra a Covid, nesta quinta-feira (3), feriado de Corpus Christi. A vacinação no feriado faz parte dos esforços do município para vacinar o quanto antes o maior número possível de pessoas. O atendimento será realizado das 8 às 14 horas exclusivamente em drive-thru no Shopping Rio Claro, onde as doses são aplicadas por equipe do hospital Santa Filomena. No drive também serão atendidas pessoas que não estiverem em veículos. Todos que forem ser vacinados devem levar documento de identidade com foto, CPF e comprovante de residência em Rio Claro.
Na vacinação desta quinta-feira não será aplicada a Coronavac/Butantan, portanto gestantes e puérperas não serão vacinadas. O mesmo vale para a aplicação de segunda dose desta vacina. A vacinação deste público será retomada na sexta-feira (4).
O atendimento aos demais grupos será realizado normalmente. As pessoas com comorbidade a partir de 18 anos devem apresentar declaração/relatório médicocomprovando e indicando a comorbidade, sendo que para hipertensão, diabetes e problemas cardíacos também é aceito receituário médico indicando uso contínuo do medicamento. Já as pessoas a partir de 18 anos que possuem deficiência permanente e recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) devem apresentar demonstrativo de crédito ou extrato bancário do benefício ou Cartão BPC.
A vacinação contra a Covid continua para pessoas com 58 anos ou mais; para pessoas a partir de 18 anos com síndrome de Down; transplantados imunossuprimidos, também com mais de 18 anos; e pacientes maiores de 18 anos em terapia renal substitutiva (diálise). Os transplantados devem apresentar declaração médica ou comprovante de que foram atendidos em ambulatório de transplantados. Quem faz diálise deve apresentar relatório do centro de diálise.
A aplicação de segundas doses nesta quinta-feira (3) será para as pessoas que tomaram a vacina Oxford/AstraZeneca até 8 de março. Para a segunda dose, além dos documentos pessoais, é necessário apresentar o comprovante da primeira dose.
Para agilizar o atendimento, é importante que as pessoas, antes de ir ao posto de vacinação façam o cadastro no site www.vacinaja.sp.gov.br.
Comorbidades
De acordo com o governo estadual, as seguintes comorbidades são incluídas como prioritárias para vacinação: diabetes; pneumopatias crônicas graves; hipertensão arterial resistente; hipertensão arterial estágio 3; hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade; insuficiência cardíaca; cor-pulmonale e hipertensão pulmonar; cardiopatia hipertensiva; síndrome coronarianas; valvopatias; miocardiopatias e pericardiopatias; doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas; arritmias cardíacas; cardiopatias congênita no adulto; próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados; doença cerebrovascular; doença renal crônica; imunossuprimidos; hemoglobinopatias graves; obesidade mórbida; síndrome de Down; e cirrose hepática.
Mais de 61.400 pessoas foram vacinadas com a primeira dose e 29.782 com a segunda.
O município de Rio Claro ultrapassou a marca de 91 mil doses de vacina contra a Covid aplicadas desde o início da campanha de vacinação. Nesta quarta-feira (2) foram aplicadas 1.259 doses de vacina. Até o momento são 61.452 pessoas vacinadas com a primeira dose, o que representa 29,54% da população do município. Deste total, 29.782 pessoas receberam também a segunda dose. 14,31% dos rio-clarenses. O total de doses aplicadas é 91.234.
O município tem concentrado esforços para vacinar o máximo de pessoas possível o quanto antes. Nesta quinta-feira (3) haverá vacinação das 8 às 14 horas exclusivamente em drive-thru no Shopping Rio Claro, onde as doses são aplicadas por equipe do hospital Santa Filomena. Começarão a ser vacinadas as pessoas com 57 anos.
As duas vacinas que vêm sendo aplicadas na campanha de vacinação são seguras e eficazes na proteção à Covid. A vacinação é fundamental no enfrentamento à pandemia, já que as vacinas protegem das formas mais graves da Covid, além de reduzir as chances de óbito.
Foto: Divulgação