Neste sábado, dia 17 de julho, é comemorado o Dia de Proteção às Florestas. Data que tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a necessidade da preservação das matas; lar de inúmeras espécies de animais e plantas, e responsável pela qualidade de vida humana.
Que as florestas, grandes áreas de terra cobertas por árvores, são importantes, isso é fato incontestável. Diversos estudos já indicaram que as árvores ajudam a reduzir a erosão e a degradação do solo, a evitar enchentes, a regular a temperatura, que absorvem ruídos e que até combatem o aquecimento global. Por isso, preservar as florestas e as árvores existentes, ou plantar novas espécies, é uma das ações mais importantes para ajudar na restauração dos ecossistemas e reverter impactos ambientais.
A BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de esgoto em Rio Claro, diante de seu compromisso socioambiental atua na recuperação de áreas e em ações de plantio no município. Em 13 anos, foram plantadas 43.271 mudas de árvores na cidade, número equivalente ao plantio de 118,5 árvores por dia durante um ano inteiro ou mais de 3,3 mil árvores por ano.
O responsável pela área de meio de ambiente, Fábio Onjua, comenta que as ações de plantio complementam o trabalho da empresa na proteção às florestas, já que essa é também uma missão do saneamento. “A prestação dos serviços de esgotamento sanitário já está diretamente ligada à proteção das florestas. Quando coletamos, afastamos e tratamos o esgoto de Rio Claro, também estamos protegendo toda a área de vegetação próxima aos rios e córregos da cidade”, destaca.
As ações de recuperação de áreas, por meio do plantio de mudas de árvores, feitas pela concessionária já ocorreram em localidades importantes para a preservação, restauração ambiental e recarga dos cursos d´água. Destacam-se as APPs (Áreas de Proteção Permanente) do córrego Tilápias, com o plantio de 2.089 mudas de árvores em 2015 e do ribeirão Claro, com o plantio de 4.627 mudas em 2009 e 7.926 mudas de árvores em 2018. Já a Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade, a FEENA, recebeu 24.991 mudas de árvores em plantios que ocorreram nos anos 2008, 2009, 2012 e 2014.
Para este ano, a BRK Ambiental tem a previsão de realizar o plantio de 330 mudas nativas em APP do córrego Cachoeirinha, afluente do ribeirão Claro. O plantio programado para setembro vai beneficiar todo o ecossistema à montante do manancial de captação de água bruta do município.
“As matas ciliares, que são as florestas ou coberturas vegetais nativas às margens dos rios e córregos, têm grande importância para o equilíbrio do meio ambiente e para o restabelecimento hídrico de uma região. Um bosque ou fragmento de vegetação possui a capacidade de amortecer as enxurradas e armazenar água pela infiltração ao lençol freático, nascentes e córregos. Sem essa cobertura vegetal, os cursos d’água ficam desprotegidos, podendo receber cargas de poluição, sofrer processos de erosão, causando grandes impactos e contaminações dos recursos hídricos”, explica Onjua.
Aproveitando a temática da data, a concessionária destaca a importância das árvores e dos plantios para a conservação e manutenção dos recursos naturais, e compartilha ações simples que podem ajudar cada pessoa a colaborar para a proteção das florestas.
Quer saber como proteger as florestas?
- Não coloque fogo em matas;
- Não jogue cigarros ou objetos em combustão próximo às florestas;
- Não jogue lixo no meio ambiente;
- Priorize o uso de papéis recicláveis;
- Use produtos feitos com madeiras de reflorestamento, normalmente identificadas com um selo ou certificado.
Foto: Arquivo