Líder do campeonato, Josef Newgarden triunfou na etapa do Texas, a nona das 17 corridas previstas para a temporada 2019 da Fórmula Indy. Para isso, o norte-americano da Penske conseguiu segurar o compatriota Alexander Rossi, da Andretti, nas voltas finais da prova no Texas Motor Speedway, circuito oval em Fort Worth.
Esta foi a terceira vitória de Newgarden na temporada, sendo assegurada com uma estratégia ousada, pois ele realizou um pit stop a mais do que os principais concorrentes, o que o levou a ser mais rápido do que os rivais na parte final da corrida, fechada com uma vantagem de 0s8164 para Rossi, seu principal perseguidor na luta pelo título.
O norte-americano Graham Rahal, da RLL, foi o terceiro colocado, com o compatriota Santino Ferucci, da Dale Coyne, em quarto lugar, no melhor resultado da sua temporada de estreia na Indy. Já Ryan Hunter-Reay, o piloto que mais liderou voltas no sábado, ficou em quinto lugar com o seu carro da Andretti.
O brasileiro Tony Kanaan, da Foyt, foi o 16º colocado, tendo levado três voltas e sendo o último entre os pilotos que completaram a corrida em Fort Worth. O gaúcho Matheus Leist, seu companheiro de equipe, foi o primeiro a abandonar a prova, com problemas no seu carro.
Com esses resultados, Newgarden chegou aos 367 pontos, na liderança do campeonato e com 25 pontos de vantagem para Rossi. Já Pagenaud é o terceiro, com 319.
A etapa de Road America será a próxima da temporada da Indy, sendo que está marcada para 23 de junho, no circuito de Elkhart Lake.
Acidente
Após largar na pole e liderar mais de 60 voltas da etapa texana, Takuma Sato acertou um mecânico na hora de seu primeiro pit-stop. O japonês da RLL travou a roda dianteira esquerda ao chegar nos boxes, e acertou Chris Welch, que era o responsável por trocar um dos pneus. Welch foi arremessado ao ar, mas felizmente nada sofreu.