Uma história que se constrói há 193 anos. Neste dia 24 de junho, aniversário do município, o Diário do Rio Claro traz uma entrevista com o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria (DEM), que destacou as ações realizadas em sua administração, assim como, as dificuldades encontradas nesses três anos e meio de mandato.
Primeiramente, o Prefeito ressaltou que a construção da cidade é um processo contínuo e que o trabalho daqueles que por aqui passaram nestes quase 200 anos tem que ser reconhecido. “Temos também que saber que o legado que deixaremos é importante para dias melhores para nossa cidade. Nestes três anos e meio, fizemos muito e sabemos que ainda há muito o que fazer, portanto, o trabalho não para, estamos a cada dia construindo um futuro melhor”, destaca.
De acordo com Juninho, “as dificuldades foram muitas, o trabalho, porém, foi muito maior e assim conseguimos muitos avanços em todos os setores”. Para o prefeito, o trabalho constante, sempre priorizando as pessoas que mais precisam, deu resultado. “Sabemos que ainda há muito a ser feito. A comunidade, no entanto, reconhece que muito já foi feito. As novas escolas, as novas unidades de saúde, o novo Samu, o Centro de Especialidade Infantil, os espaços família, novas viaturas para segurança e saúde, Centro Dia do Idoso, Código de Proteção e Defesa dos Animais, a entrega do Museu, o fim da taxa de iluminação, água para Assistência e muito mais. Rio Claro certamente vive dias melhores. E vamos continuar trabalhando”, aponta.
PANDEMIA
Em um ano atípico para todas as prefeituras, as dificuldades se avolumaram, entretanto, apesar das dificuldades financeiras e de saúde, o prefeito aponta algumas ações e obras que puderam ser concretizadas. “Estamos concluindo novas escolas, reformamos unidades de saúde para que possam ter horário estendido, providenciamos novos equipamentos e viaturas para o Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, recapeamos trechos de asfalto em bairros, estamos reformulando o Lago Azul e, evidentemente, destinando todos os cuidados para o setor de saúde para que o impacto da pandemia em nossa cidade seja o menor possível”, detalha.
Juninho explica que, com a pandemia, este momento histórico e inusitado para todos, o planejamento das ações tem que ser reavaliado a cada dia. “Os prejuízos econômicos e sociais do País estão refletindo negativamente na rotina das cidades, com redução na arrecadação de tributos, fechamento de postos de trabalho, fechamento temporário de escolas e transtornos para todas as famílias.”
Apesar do momento, o prefeito lembra que até a chegada da pandemia, Rio Claro vinha se destacando na geração de empregos na região e a meta é retomar esse crescimento. “Com determinação, coragem e serenidade, vamos vencer tudo isto. Juntos vamos fazer o que tem que ser feito para seguir em frente e reconstruir o que for preciso”, conclui.
Foto: Arquivo/ Diário do Rio Claro