Elas sempre chegaram com pedidos singelos ou mais ambiciosos, com desenhos ou somente agradecendo o bom velhinho. Desejos também de ganhar um chocolate, um panetone, roupas ou até um abacaxi. Em outra situação a criança pediu um aparelho para os dentes porque sofria bullying, pedido este que foge das regras da campanha, mas que não deixou ser atendido por funcionários dos Correios de Rio Claro em 2017. Todos se mobilizaram em solidariedade à criança. E assim ao longo dos anos, vários desejos por parte dos pequenos foram atendidos, sempre apadrinhados pela população que fazia a retirada das tão famosas cartinhas, nas sedes dos Correios. Ao longo dos mais de trinta anos da campanha, mais de 6 milhões de cartinhas foram atendidas em todo o Brasil.
Neste ano, a ação está um pouco diferente. A Campanha “Papai Noel dos Correios” já acontece em todo o país, porém neste ano devido à pandemia também precisou ser reformulada e acontece de forma digital. Conforme as informações, a estatal promoveu adaptações para assegurar a realização, com segurança, de um dos maiores projetos sociais do país.
MUDANÇAS
As principais mudanças foram no recebimento das cartinhas – que ocorre, prioritariamente, de forma virtual – e na adoção dos pedidos das crianças, que será 100% online e digital, por meio do Blog do Papai Noel dos Correios (https://blognoel.correios.com.br/).
Como enviar uma cartinha – Podem participar da campanha crianças de até 10 anos de idade em situação de vulnerabilidade social. As cartinhas devem ser manuscritas e, depois, fotografadas ou digitalizadas para envio ao Blog da campanha. É importante enviar uma imagem nítida para que a mensagem possa ser lida e compreendida pelo Papai Noel. As cartas que atenderem aos critérios estabelecidos pela ação serão disponibilizadas para adoção no Blog da campanha. A iniciativa também contempla cartinhas enviadas por alunos da rede pública (até o 5º ano do ensino fundamental) e por crianças acolhidas em creches, abrigos e núcleos socioeducativos.
Como adotar – Para atender aos protocolos sanitários de prevenção à Covid-19 e evitar aglomerações, este ano a adoção de cartas será feita somente pela internet. Padrinhos e madrinhas devem acessar o Blog do Papai Noel dos Correios e clicar em “Adotar Agora”; com base na localidade informada, serão disponibilizadas as cartinhas e as sugestões de locais para entrega dos presentes.
Os padrinhos receberão no e-mail cadastrado a confirmação da adoção. Para visualizar as cartinhas adotadas, basta acessar a página de adoção online pelo Blog e clicar na seção “Minhas Cartas”.
Entrega dos presentes – A entrega dos presentes será feita presencialmente, sempre com atenção especial aos protocolos de segurança, como o uso de máscaras, e evitando aglomerações. É possível consultar os pontos de entrega – unidades dos Correios – no Blog da campanha.
Corrente de Solidariedade – Em um ano tão atípico, marcado por algumas imposições como o distanciamento social, mais do que nunca os sentimentos de fraternidade e união precisam ser fortalecidos e disseminados. Por isso, os Correios, que há mais de 30 anos acumulam histórias emocionantes de solidariedade, permanecem engajados na campanha Papai Noel dos Correios, desta vez adaptada para o formato digital. A iniciativa, além de estimular as crianças a escreverem cartas, propaga também os valores natalinos, como solidariedade e esperança.
Toda a sociedade pode participar dessa imensa corrente do bem que une esforços da empresa, empregados e voluntários para atender, dentro do possível, aos pedidos de presentes daqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social.
Foto: Paulo Canalli