A comemoração do Natal não é igual para as religiões, isso quando a data é celebrada. Para os católicos, o Natal é uma data cristã que celebra o nascimento de Jesus Cristo. A data é um momento de reflexão e confraternização, e é vista como uma oportunidade para praticar os ensinamentos de Jesus, como o amor, a humildade e a caridade.
A Igreja Católica realiza missas, como a Missa do Galo, e as celebrações incluem a decoração da árvore, a troca de presentes e a ceia de Natal.
“Para nós, cristãos Católico Apostólico Romano, celebrar o Santo Natal, não é viver um mistério inaudito, inexprimível. Contudo não é mito, nem figura, mas realidade histórica, documentada (cf. Jo. 1,1-15). Jesus é a Palavra, o Verbo de Deus; Palavra encarnada que traduz Deus em linguagem humana”, explica o padre Renato Andreatto, pároco da Paróquia São João Batista.
“Que valeria, de fato, festejar o nascimento de Jesus, se os cristãos não soubessem anunciá-lo aos irmãos com a própria vida?”, questiona o padre. De acordo com ele, “celebra deveras o Natal quem acolhe em si o Senhor, em primeira instância, o saber amar a Deus e ao próximo, em todos os tempos, situações, ocasiões, opções. É saber amar o irmão, na pessoa do sujeito e, não a escolha do seu erro. Jesus nasceu para amar a pessoa e não o seu pecado, pois ao contrário, nasceu, se fez Carne, habitou no meio de nós, para levar o sujeito (homem) à Salvação. Com o nascimento de Jesus, o homem mortal é elevado à dignidade perene.”
Missas
Nesta quarta-feira, a Matriz São João Batista terá missas às 8h no Santuário da Boa Morte, e às 10h e 19h na igreja matriz.
A Paróquia Nossa Senhora da Saúde celebrará Missa de Natal às 7h30 desta quarta-feira (25) na Capela Santa Luzia na Avenida 22-A no bairro Bela Vista. Na matriz, haverá duas missas: às 9h e às 18h.
Também nesta quarta haverá missa às 19h30na Paróquia Santa Cruz.
Por Redação DRC / Foto: Wikipedia