O Natal Azul Marinho, projeto da GCM (Guarda Civil Municipal) de Rio Claro, chega à oitava edição em 2024. Desde 2017, a campanha mobiliza guardas civis, comerciantes locais e a população para arrecadar brinquedos e levar alegria a crianças em situação de vulnerabilidade. Até hoje, mais de 5 mil crianças foram beneficiadas em bairros da periferia do município. A idealização é do comandante da GCM, Rodrigo Servidoni.
O projeto realiza uma grande festa em dezembro, com a presença do Papai Noel, que percorre os bairros em uma viatura da Guarda, acompanhado por outros guardas, para entregar os brinquedos às crianças. A iniciativa, além de proporcionar momentos de felicidade, também busca aproximar as crianças da corporação, promovendo um vínculo de amizade e carinho.
Neste ano, os brinquedos arrecadados serão destinados aos alunos do Projeto Guarda Bacana e a outras crianças da cidade. Quem quiser contribuir pode comprar um brinquedo novo e deixá-lo em urnas localizadas nas lojas parceiras: Loja G, pela Avenida Tancredo Neves, e unidades da Rede Casa & Vida nos bairros Vila Aparecida, Estádio e Cervezão. As doações também podem ser entregues na sede da Guarda Civil Municipal, na Rua 12, nº 26, no bairro do Estádio.
O Comandante Servidoni destaca que o objetivo principal é levar esperança e alegria para crianças que muitas vezes não têm a oportunidade de ganhar presentes no Natal. “Os Guardas que participam do projeto sempre relatam a emoção ao ver o sorriso no rosto das crianças, reforçando a importância dessa ação solidária”, comenta Servidoni.
Foto: Divulgação/GCM