Rio Claro é uma cidade privilegiada no âmbito cultural, uma vez que possui representantes de renome e respeito nos mais diversos segmentos artísticos, tais como música, artes cênicas, pintura, literatura e cinema, para fazer menção a apenas alguns.
O Diário do Rio Claro, através deste espaço, dá ênfase hoje a um nome de grande valor em tratando-se da Sétima Arte: Fernando Cacerez, diretor de arte de cinema, 41 anos, nascido em Rio Claro e radicado na Terra da Garoa, São Paulo, desde 1997. A partir de agora, você, leitor, que ainda não conhece esse genuíno talento rio-clarense, se atente às linhas a seguir.
O início
Cacerez, que muito gentilmente atendeu à reportagem do Centenário, conta que o cinema entrou em sua vida muito cedo, desde criança. De acordo com ele, tendo em vista suas lembranças mais antigas, o cinema já se fazia presente. “Gostava de ver filmes desde pequeno. O universo da imagem e do som sempre me chamaram a atenção, e eu adorava inventar histórias e personagens. A impressão que eu tenho é que sempre soube que acabaria trabalhando com imagem e som. Foi um caminho natural”, descreve.
A Cidade Azul
O diretor de arte cinematográfica enfatiza que Rio Claro, sem dúvida, teve papel importante no que se refere ao seu primeiro olhar criativo e estético do cinema, pois, conforme ele, era o pano de fundo para as suas primeiras ideias nas brincadeiras pelas ruas dos bairros onde residiu, andando de bicicleta, explorando os terrenos baldios, os quintais com árvores.
A graduação e os primeiros passos
Cacerez relembra que nos anos 90 deu início à faculdade de cinema, o que lhe proporcionou uma base importante de como seguir nessa carreira. O rio-clarense conta que, na universidade, conheceu amigos e foi apresentado para o universo dos filmes, dos grandes clássicos aos mais experimentais. “Foi aí que adquiri bastante conhecimento para seguir adiante. Depois de vários trabalhos e exercícios práticos, fizemos nosso primeiro curta-metragem de conclusão de curso, à época filmado em 16 mm”, recorda-se.
Reconhecimento precoce
Em 2002, produziu seu primeiro curta-metragem denominado “Bípedes”, que ganhou o prêmio de melhor montagem no Festival de Cinema de Brasília. “Isso foi um grande incentivo para seguir fazendo cinema. Depois, seguimos com o filme para outros importantes festivais pelo Brasil, estando também na Mostra Internacional de Curtas Metragens de São Paulo, uma das mais importantes mostras de cinema curta-metragem do mundo”, destaca.
Talento expandido
Posteriormente, começou a trabalhar com Direção de Arte para comerciais de TV, videoclips, abertura de séries televisivas, curtas- metragens, e outros. Dentre suas principais contribuições para a televisão, menciona as vinhetas da série americana “Revenge”, do canal Sony, e a abertura da série “Dupla Identidade”, da Rede Globo.
O Segredo de Davi
No ano de 2017, Cacerez foi convidado pela Parakino Filmes para o projeto do longa-metragem de suspense “O Segredo de Davi”, que foi rodado em São Paulo até o segundo semestre do ano passado. O filme teve sua estreia mundial no Festival Internacional de Cinema de Montreal, no Canadá, em agosto de 2018. “Foi o único filme brasileiro selecionado para esse festival, que é um dos mais tradicionais e importantes do mundo”, ressalta.
No dia 22 de setembro deste ano, o filme entrou em cartaz em mais de 44 cidades de todo o Brasil e continua sendo exibido há várias semanas. Esteve em cartaz, inclusive, nas salas do Arcoplex Cinemas, do Shopping Center Rio Claro.
“Depois das exibições nas salas de cinema pelo país, o filme segue seu curso nos festivais pelo mundo. O próximo é o festival LABRFF, em Los Angeles, Estados Unidos, ainda este mês”, expõe.
Ano Novo
Cacerez vislumbra 2019 com bastante otimismo pois, segundo ele, as produções de qualidade não param de crescer, tanto de filmes como de séries. “Nunca se fez tanto cinema de qualidade no Brasil como no momento em que vivemos, e percebo que o público só tende a crescer. Meus próximos passos é continuar fazendo filmes publicitários, filmes de ficção e séries. E o próximo longa virá em breve. Muita novidade está por vir”, assegura Fernando Cacerez.
Acompanhe periodicamente o trabalho do rio-clarense por intermédio das redes sociais: Instagram – @cacerez; Twitter – @cacerez; e Facebook – Fernando Cacerez.