A brasileira Rebeca Andrade conquistou a medalha de ouro, na prova do solo da ginástica artística, na Olimpíada de Paris 2024. Com a nota de 14,166, Rebeca superou a norte-americana Simone Biles e se tornou a atleta brasileira com mais medalhas conquistadas na história das olimpíadas, em um total de 6.
Além da medalha de ouro no solo, Rebeca Andrade conquistou em Paris, a medalha de prata, nas categorias geral individual e salto e a medalha de bronze, na categoria por equipes.
Ao final da disputa, realizada na Bercy Arena, em Paris, Rebeca Andrade mereceu o reconhecimento de Simone Biles, considerada a maior ginasta de todos os tempos. No momento da entrega das medalhas, Simone e a compatriota Jordan Chiles se curvaram simultaneamente diante de Rebeca Andrade em uma bonita e justa homenagem para a maior atleta olímpica do Brasil.
Antes de Paris 2024, Rebeca Andrade já havia conquistado a medalha de ouro na prova do salto nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, prova da qual também sagrou-se bi-campeã mundial nos anos de 2021 e 2013. Em 2022, Rebeca Andrade foi campeã mundial individual de ginástica artística.
Rebeca Andrade tem 25 anos e é natural de Guarulhos, na região da Grande São Paulo, tem 1,55m de altura, pesa 50 kg e é treinada pelo Prof. Francisco Porath. Atualmente, Rebeca Andrade defende as cores do Clube de Regatas Flamengo.
Por Geraldo Costa Jr. / Foto: Alexandre Loureiro/COB