Levantamento de opinião pública nacional produzida pela empresa Paraná Pesquisas aponta eleitorado dividido sobre a vontade de votar em determinado candidato a presidência do Brasil se ele não participar dos debates eleitorais.Registrada sob o número BR-008884/2018 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a pesquisa questionou eleitores acima dos 16 anos se ‘o fato de um candidato não participar dos debates aumenta, diminui ou não altera a sua vontade de votar nesse candidato’. Dos 2.240 entrevistados, 49,8% afirmaram que ‘diminui’ contra 46,2% que declararam que a não participação do postulante no debate ‘não altera’.
O quadro constitui um empate técnico, já que a margem de erro estimada é de aproximadamente 2% para mais ou para menos.
ESTRATIFICADO
O público feminino sofre mais o impacto da ausência de presidenciáveis nos debates. O percentual é de 50,5%. Entre os eleitores que acreditam que a não participação não altera a vontade de votar no postulante, o público masculino é maior, com 47,8%.
A faixa etária dos que mais se preocupam com a ausência é dos 16 aos 24 anos, com 58,4%. De acordo com a pesquisa, quanto maior a idade menor a influência dos debates.
REGIÃO
O nordeste concentra o maior percentual de eleitores que consideram diminuir a vontade de votar no presidenciável que não participar dos debates, com 50,2%. Do outro lado, entre os que não tem a vontade alterada, a maior concentração é no Norte e Centro-Oeste com 47,9%.
ESCOLARIDADE
A preocupação em um candidato não participar no debate é maior entre o eleitorado que possui o Ensino Superior, com 59,1%. Já a despreocupação é maior entre os eleitores com ensino fundamental.
CENÁRIO
É evidente o equilíbrio na opinião dos eleitores com relação ao tema pesquisado, mas é importante ressaltar que o resultado pode interferir no rumo do pleito em 2018. Em análise a grosso modo, os 49% dos eleitores que consideram que diminui a vontade de votar no candidato, podem migrar suas intenções de votos para outros postulantes com a ausência dos presidenciáveis nos debates, interferindo no sobe e desce dos percentuais.
METODOLOGIA
A pesquisa, divulgada nesta terça-feira (31), ouviu 2.240 eleitores acima dos 16 anos dos 26 Estados e Distrito Federal, em 170 municípios brasileiros entre os dias 25 e 30 de julho deste ano. A amostra atinge grau de confiança de 95% para uma margem de erro estimada de aproximadamente 2% para os resultados gerais.