Quem nunca se aborreceu com as inúmeras chamadas telefônicas de serviços de telemarketing, inclusive, muitas das quais, ao se atender, quem está do outro lado desliga sem falar nada? Para depois ligar novamente, várias vezes ao dia?
O serviço nacional que bloqueia essas chamadas indesejadas, a plataforma Não Me Perturbe fechou 2022 com 11 milhões de números de telefone cadastrados. Isso representa crescimento de 1,45 milhão de números em relação a 2021.
Para se cadastrar gratuitamente no serviço basta acessar o endereço eletrônico https://www.naomeperturbe.com.br/ e cumprir o passo a passo orientado no portal.
Segundo a Conexis Brasil Digital, que reúne as empresas de telecomunicações e de conectividade, o número de cadastros equivale a 3,8% da base de 288,6 milhões de telefones fixos e móveis existentes no Brasil.
Em operação desde julho de 2019, a plataforma permite que as pessoas bloqueiem chamadas de telemarketing vindas de empresas de telecomunicações e de oferta de crédito consignado. O mecanismo, no entanto, não bloqueia ligações, por exemplo, de planos de saúde ou de redes varejistas.
Maior parte de números bloqueados é do estado de São Paulo
A maior parte dos números bloqueados está no estado de São Paulo, com 5,17 milhões de números registrados. São Paulo também concentra a maior base de clientes do país, com 87 milhões de celulares e de telefones fixos. O Distrito Federal tem a maior proporção de telefones cadastrados na plataforma, com 7,1% da base de telefones fixos e móveis do DF.
Em operação desde julho de 2019, a plataforma Não Me Perturbe faz parte das medidas de autorregulação do setor para melhorar a relação com os consumidores. Desde então, o número de cadastrados cresceu ano a ano, mas só superou a marca de 10 milhões em 2022. Em novembro do ano passado, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o volume de queixas caiu 29% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Todas as informações são da Agência Brasil.
Da Redação / Foto: Tânia Rego/Agência Brasil