Este ano que se inicia é o ano da expectativa, de aprendizagem e de solidariedade. A espera da vacina que vem da China, da Índia, de Oxford e de outros laboratórios que prometem através da vacinação em massa mudar esse cenário de incertezas e de certa angústia.
Mas o que esperar deste ano de 2021? São exatamente 365 dias que irão passar no calendário. Os mesmos feriados, as mesmas estações do ano. O mesmo presidente. O mesmo governador. Os mesmos impostos (salgados ainda) de todos os lados. Os prefeitos serão diferentes e os vereadores alguns acostumaram-se, outros vão estrear na vereança. O que esperar do nosso Executivo e do nosso Legislativo? Promessas?
São perguntas que as respostas são sempre as mesmas. Mas, de que modo você poderia ajudar a melhorar algo? Tomando consciência do que está funcionando e do que não está bem. Isto vale para a sua comunidade e também para a sua vida e para seus projetos.
Muita gente espera muito de Deus como se ele fosse responsável por tudo, não é? E a sua parte não conta? Certa vez, Deus vinha passeando pelo céu acompanhado de seus anjos. De repente viu uma carreta de boi atolada na estrada. O agricultor reclamava que Deus tinha mandado muita chuva e que por isso não conseguiria levar sua colheita para a vila. Enquanto empurrava a carreta, orava a Deus pedindo ajuda.
Alguns metros adiante Deus avista uma outra carreta atolada e o condutor ajoelhado, orava pedindo ajuda e esperando uma resposta. Neste momento, Deus disse ao anjo: – Vamos ajudar a tirar a carreta da lama. O anjo muito prestativo está indo em direção ao homem ajoelhado e Deus o interpela: – Não, esse não, disse-lhe Deus, o outro.
O anjo fica confuso, como a gente que também não entende muito os desígnos de Deus. – Como, não entendo, vamos ajudar o homem que está reclamando, disse surpreso o anjo. – Por que esse e não o outro que está rezando piedosamente?
– Porque o que está reclamando, disse Deus, está me ajudando com suas ações a tirar a carreta da lama, e o outro quer que eu faça o trabalho todo.
Nosso trabalho neste ano, meu amigo, é sempre estar em contato com o Criador, ter fé que haverá mudanças, orar sem cessar e também fazer a nossa parte. E como poderemos fazer a nossa parte? Tomando consciência de qualaquer situação e buscar soluções. Deixar de prestar atenção no problema (desafio) e focar mais na solução.
Um velho filósofo já dizia: “Existem três tipos de pessoas no mundo: as que fazem as coisas acontecerem, as que veem as coisas acontecerem e as que perguntam o que aconteceu”. Não espere que caia tudo do céu, por estas altitudes é a chuva, de vez ou outra, fragmentos de um satélite ou um paraquedas. Toda mudança, toda ação começa por você mesmo, sai de dentro de você mesmo. Não fique apenas com o pensamento positivo, passe a ação positiva e curta muito bem este ano.
Pense nisso!