Na versão fictícia mais popular do badalado bairro do Rio de Janeiro, o Leblon, com metro quadrado entre os mais caros do mundo, elas se multiplicam, época após época, desde a década de 1980.
Nos dramalhões do novelista global Manoel Carlos, Helena é sempre o nome da heroína – aliás, uma das mais famosas, a Helena vivida por Vera Fischer, sempre está presente na reprise com Laços de Família.
Bem longe da zona sul carioca, Rio Claro vê suas Helenas também se multiplicarem. Foi o nome feminino mais escolhido em 2022, segundo os cartórios brasileiros que integram o Portal da Transparência do Registro Civil.
Foram 37 meninas registradas como Helena na cidade. Já o primeiro nome masculino mais escolhido do ano passado em Rio Claro foi Miguel – com 27 registros. As razões para as escolhas vão muito além de modismos, e revelam significados, crenças e gostos muito pessoais dos pais.
O ranking aponta também que em seguida o nome feminino mais utilizado foi Alice, com 31 registros, assim como Heitor, com 21. Outros nomes que mais foram dados aos bebês de Rio Claro este ano são: Liz (21 registros), Lorena (20), Samuel (19), Arthur (19), Heloísa (19) e Laura (18). O nome Miguel também lidera nacionalmente a preferência dos pais ao nomearem os filhos. Em todo o Brasil foram 26.941 registros este ano.
Já no ranking feminino o nome Maria Alice derrubou Helena, que já liderava havia 5 anos, para o segundo lugar no ranking de nomes femininos mais registrados no país.
“A lista acaba sendo influenciada por registros de filhos das novas personalidades nacionais, como Maria Alice, filha da influencer Virgínia Fonseca”, informa a Arpen-Brasil.
Em Rio Claro, este ano, Maria Alice teve 17 registros. A listagem dos 20 nomes mais utilizados no município em 2022 segue: Davi (17 registros), Gael (15), Cecília (15), Maria Luiza (15), Sophia (14), Noah (14), Lucca (14), Ravi (14) e Isabela (13).