Tenho, por inúmeras vezes, trazido à tona as mudanças que todo o contexto que temos vivido nestes três últimos anos, pelo menos, tem significado para todos nós.
Um mundo rodeado por circunstâncias que, de algum modo, nos fazem repensar as dificuldades, seus motivos e suas soluções. Nossa vida, se você parar para pensar, tem sofrido alterações profundas, no nosso modo de pensar, mas, e, principalmente no nosso modo de agir.
Esse contexto não está relacionado somente à nossa vida pessoal, pelo contrário, nossa vida profissional tem sido afetada de forma, também, muito impactante. Assim como na vida pessoal, nem todos os momentos são alegres ou divertidos, os problemas, desafios, frustrações e o estresse são parte dessa nossa jornada.
No trabalho, nada traz maior prazer do que ao chegar ao final do dia, você poder sentir que, de alguma forma, você fez uma diferença, por menor que ela seja, na sua vida e na vida de outras pessoas.
Pode parecer até meio poético, mas vale muito a pena pensar o quanto seu trabalho faz você se sentir bem ao fnal de cada jornada. Estou falando de significado, ou seja, apesar de todas as suas e as minhas dificuldades é importante saber que o trabalho pode, e deve trazer alegria e satisfação para nós.
Não importa o seu trabalho, a sua profissão; o mais importante é que você faça desta sua atividade algo que lhe dê prazer primeiramente a você mesmo, em que se sinta bem.
Mas é claro que, às vezes, nosso trabalho é “chato”, “maçante” e cansativo e ficamos pensando e dando um jeitinho de ficar na cama por mais tempo só de pensar que temos que levantar e ir para “aquele lugar”.
Acontece que a satisfação não vem somente de um trabalho em que todos os dias são “cor de rosa”, até porque nem todos os dias são assim; e para falar a verdade ultimamente poucos dias tem sido assim.
Mas a satisfação no trabalho vem, principalmente, do quanto ele é necessário para você e para aqueles que, de alguma forma, dependem daquilo que você faz. Seus colegas, sua família, seus amigo e assim por diante.
Há um grande privilégio em trabalhar hoje em dia, pois as dificuldades em encontrar trabalho são muitas.
Tenho conversado e orientado pessoas que têm me procurado para que eu os ajude a encontrar uma solução pois eles trabalham porque precisam somente; eles não estão encontrando prazer no que fazem.
Para essas pessoas, minha resposta é invarialmente a mesma: você pode entregar os pontos e ir levando como dá, fazer somente o que lhe pedem e com o mínimo esforço; ou então você pode dar uma oportunidade a você mesmo e dar ao seu trabalho um significado que somente você pode dar.
Assim como em todas as circunstâncias da vida, é preciso que façamos alguma coisa para o nosso próprio reconhecimento, antes de procurar ter a aprovação daquilo que está a nossa volta é imperioso que busquemos a nossa própria valorização pessoal.
Para isso, você pode começar fazendo coisas muito simples, como dar o melhor de si, empregar sua energia, sua capacidade e sua inteligência para fazer o melhor sempre. Isto lhe trará uma satisfação que você não encontra em nenhum elogio a não ser em sua própria satisfação de fazer as coisas com integridade de propósitos.
Hoje meu recado é para que você profissional: – lembre-se que tudo o que você faz pode ser feito com propriedade, com uma marca pessoal que reflete a sua excelência e sua honradez e que no final das contas, pode lhe trazer muita satisfação.
Não importa, onde você esteja, lembre-se que apesar das dificuldades você sempre pode dar o melhor de si. Até…
O autor é conferencista, palestrante e Consultor empresarial. Autor do livro Labor e Divagações. Envie suas sugestões de temas para o prof. Moacir. Para contatos e esclarecimentos: moa@prof-moacir.com.br / Viste: www.prof-moacir.com.br