O clima foi de despedida, na última sessão da 46ª legislatura da Câmara Municipal de Rio Claro. Vereadores que não foram reeleitos aproveitaram a tribuna para agradecer e enfatizar o trabalho realizado nos últimos anos. Primeiramente, a vereadora Maria do Carmo (MDB), que disputou a prefeitura, se emocionou ao se lembrar de seus quatro mandatos e dos anos anteriores, quando foi assessora do irmão Sergio Guilherme. “Obrigada por tudo, a cada um, tenho que agradecer. Esse choro não é fraqueza é emoção. Que o próximo governo tenha muito sucesso”, declarou.
O vereador Anderson Christofoletti (MDB) que não disputou as eleições, também fez uso da palavra para agradecer a família e ao partido. “Achei por bem não concorrer por motivos pessoais, mas gostaria de agradecer na pessoa da Maria do Carmo ao MDB, por toda a liberdade e possibilidade de fazer um trabalho honesto e imparcial. Que Deus abençoe todos vocês”, enfatizou.
Na sequência, Val Demarchi (DEM) agradeceu a todos os vereadores não reeleitos e desejou boas-vindas aos novos que virão. “Devo enfatizar o respeito nesta legislatura, todos crescemos e aprendemos”, disse.
André Godoy (DEM) também aproveitou para agradecer ao partido e ao companheiro de legenda Val Demarchi pelas palavras e também aos assessores e funcionários da Casa. “Não seria possível o trabalho sem o conselho, aprovação e discussão dos vereadores. Por esses quatro anos trabalhamos nesta casa de forma plural, com opiniões e ideologias diferentes. Foi a prova de que com seriedade, transparência e entendimento podemos chegar a um denominador comum. Foi uma honra servir à Câmara de Rio Claro”, finalizou.
VOTAÇÃO
Projeto polêmico e que voltou à casa, Plano Municipal de Cultura teve pedido de vistas de 30 dias aprovado. Munícipes que estavam na assistência se exaltaram pedindo a aprovação do Plano. A controvérsia foi a retirada de pontos do plano que incluíam políticas públicas para o público LGBT, negros e portadores de necessidades especiais. Projeto ficará para a votação da próxima legislatura.
Os demais projetos que constavam da ordem dia foram aprovados. Foram eles: PL n° 153/2019, de autoria de André Godoy, que denomina de “Theodoro Paulo Koelle” a Escola Municipal de Ensino Fundamental Viver Melhor 11, localizada no Jardim das Nações II. PL n° 097/2020, de autoria do Prefeito, que dispõe sobre a criação do Programa “Cão Doutor” de Cinoterapia, a ser desenvolvido pelo Canil da Guarda Civil Municipal de Rio Claro, e dá outras providências.
PL n° 109/2020, de autoria do Prefeito, que institui o Plano Municipal de Cultura de Rio Claro/SP para o período 2020-2030. PL n° 07/2020, de Julinho Lopes, que denomina de “Espaço Família Valdenir Paulino”, a área localizada na Avenida 66-Jca com as Ruas 06 e Jacutinga, Bairro Jardim Araucária. PL n° 044/2020, de Julinho Lopes, que denomina de Área de Lazer “Luiz Bortolotti”, a área localizada na Avenida 45 entre as Ruas 08 e 09, bairro Cidade Jardim.
PL n° 070/2020, de André Godoy, que dispõe sobre medidas complementares de segurança em prevenção e resposta a emergências em áreas e edificações no âmbito do Município de Rio Claro, com base na Lei Federal nº 11901/09 e na NBRlABNT 14608. PL n° 071/2020, de autoria de André Godoy, que dispõe sobre medidas de segurança em prevenção e resposta a emergências aquáticas no âmbito do Município de Rio Claro. PL substitutivo n° 072/2020-A, de Irander Augusto, que institui a Semana Municipal de Prevenção e Conscientização contra a Violência e maus tratos às Pessoas com Deficiência Física e Mental e dá outras providências.
PL nº 086/2020, de autoria de Hernani Leonhardt e Maria do Carmo Guilherme, que obriga as construtoras e incorporadoras de imóveis residenciais a plantar uma muda de árvore nativa para cada unidade habitacional construída no Município de Rio Claro e dá outras providências. PL n° 087/2020, de Yves Carbinatti, que institui o Dia de Conscientização sobre a Distrofia Muscular Duchenne, bem como, a Semana de Conscientização sobre a Distrofia Muscular de Duchenne no Município de Rio Claro.
PL n ° 093/2020, de Julinho Lopes, que denomina de “Glaucio Manoel de Oliveira Bueno”, a rotatória localizada na confluência da Avenida 14 com a Rua 14 e Avenida Castelo Branco, bairro Santa Cruz. PL n° 096/2020, de Julinho Lopes, que denomina de “Cleri Aparecida Proni Penteado”, a rotatória localizada na Avenida 01-JF com a Avenida 02-JF, no Bairro Jardim Floridiana. PL n° 099/2020, de Adriano La Torre, que institui no Calendário Oficial de Datas Comemorativas no âmbito do Município de Rio Claro, o “Dia do Brack Day – Infinito MotoClube”, a ser comemorado, anualmente, no dia 27 de fevereiro. E, por fim, serão votados também os PL n° 105/2020, 106/2020, 107/2020, 110/2020, 111/2020, 112/2020, de autoria do Prefeito Municipal, que dispõem sobre a abertura de Crédito Adicional Suplementar e dá outras providências.
Foto: Arquivo/Diário do Rio Claro