Os vereadores que representam a população da Cidade Azul estiveram reunidos na noite da última segunda-feira (11) no Terceiro Andar do Paço Municipal Dr. Augusto Schmidt Filho para mais uma Sessão Camarária. Na ocasião, 12 Projetos de Lei obtiveram aprovação, entre os quais o que confere o Título de Cidadão Emérito ao Dr. Marcos Rogério Joaquim.
De autoria de José Júlio Lopes de Abreu (Progressistas), o PDL 22/2019 ressalta os relevantes serviços prestados pelo homenageado à Saúde, principalmente na área de cardiologia e cirurgia cardíaca. Marcos Rogério Joaquim nasceu em Rio Claro, no dia 19 de janeiro de 1972. Formado em Medicina pela Faculdade Estadual de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP), iniciou a trajetória escolar na Escola Estadual de Primeiro Grau Professora Carolina Augusta Seraphim, o Indaiá e, em seguida, cursou o 2º Grau na Escola Técnica de São Carlos. Filho de Luiza Tonin e Antônio Joaquim, o médico é casado com Adriana de Oliveira Joaquim e pai de Maria Eduarda e Laura.
Antes da aceitação deste PL por 18 votos, porém, depois que o Presidente André Luis de Godoy (DEM) abriu os trabalhos da Casa de Leis e os parlamentares destacaram os requerimentos constantes do Expediente, os demais PLs tiveram o mesmo desfecho, ou seja, a adesão unanime dos presentes.
Em primeira discussão, foram quatro: o PL 67/2019, de Rafael Henrique Andreeta (PTB), que altera o Inciso I do Artigo 2º da Lei Municipal 4956/2016; o PL 119/2019, de Dermeval Nevoeiro Demarchi (DEM), que dispõe sobre a isenção do pagamento de Taxas de Inscrição em Concursos Públicos de Rio Claro ao Doador de Sangue; o PL 147/2019, de Geraldo Luis de Moraes (DEM), que altera dispositivos da Lei Municipal 3939/2009; e o PL 168/2019, de Lopes de Abreu, que denomina de ‘Espaço Família Sylvio Scotton’ a área anexa à Praça de Esportes localizada na Avenida dos Costas, entre as Avenidas 10-JG e 12-JG, no Jardim Guanabara.
Já em segunda discussão, também foram quatro: PL 153/2018, de Andreeta, que obriga os Pet Shops, as Clínicas Veterinárias e os Hospitais Veterinários informarem à Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente quando constatarem indícios de maus-tratos a animais, e o PL 110/2019, que dispõe sobre a obrigação de o Poder Executivo divulgar a Lista de Consultas e Exames Médicos realizados e em espera em Rio Claro; o PL 122/2019, de Rugerro Augusto Seron (DEM), Godoy e Adriano La Torre (Progressistas), que denomina de Luis Antônio Scussolino a Praça e Complexo Esportivo localizado na Avenida Saburo Akamine com a Rua 30; e o Projeto de Emenda 02/2019, de autoria de toda a Edilidade Rio-Clarense, que acrescenta o Parágrafo Único ao Artigo 46 da Lei Orgânica do Município.
Ainda ONTEM, Três PDLs em discussão e votação única conferiram Medalha de Honra ao Mérito: o PDL 15/2019, de Hernani Alberto Mônaco Leonhardt (MDB), ao Grupo Semprel Segurança Empresarial, e o PDL 16/2019, a Ricardo Stecca Fernandes da Fonseca; e o PDL 29/2019, de Yves Raphael Carbinatti Ribeiro (Cidadania), a Paulo Leandro Brassoloto. Tiveram pedido de vistas de 30 dias o PL 115/2019, que altera dispositivos da Lei Municipal 4636/2013, e o PL 117/2019, que denomina de Avenida Mata Negra o trecho da RCL 314 até a Avenida 2, no Distrito de Ajapi, ambos de Lopes de Abreu.
A reunião ainda teve o Pedido de Cassação do Mandato de Paulo Marcos Guedes (PSDB) negado pelo Presidente da Câmara, que o justificou fundamentando três pontos: “Estou arquivando, pois faltam documentos que comprovem as acusações; além disso, porque não podemos receber uma acusação baseada em recortes de jornais; e, por fim, porque não fomos notificados se realmente houve uma condenação”, enfatizou Godoy.
TRAJETÓRIA
Formado em Medicina com especialização em Cirurgia Cardíaca pela Faculdade Estadual de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP), Dr. Marcos Joaquim atua como Chefe do Serviço de Cirurgia Cardiovascular do Hospital dos Fornecedores de Cana de Piracicaba (HFCP), do Hospital São Raphael e da Unimed Rio Claro.