A terceira etapa do calendário de 2019 da Fórmula E ocorreu sábado, em Santiago, no Chile.
O britânico Sam Bird travou boa batalha contra Pascal Wehrlein, ex-Fórmula 1, e conseguiu sair com a vitória no circuito sul-americano.
Isso tudo depois que Sebastien Buemi – largando da pole após a punição de Lucas Di Grassi – bateu sozinho faltando pouco mais de dez minutos para o final. Daniel Abt, da Audi Sport, completou o pódio na terceira colocação.
A vitória deu também a liderança do mundial para Bird, com um ponto de vantagem sobre o vencedor em Marrakesh, Jerome d’Ambrosio.
Para os brasileiros, contudo, o dia de competição não foi bom.
Lucas Di Grassi, que abriu o final de semana em Santiago como o grande favorito para vencer essa terceira etapa da temporada, acabou na frustração. Após marcar a pole position, o brasileiro da Audi, porém, teve que se contentar em sair na última colocação no grid graças a uma punição na volta de desaceleração por não ter usado o freio na mesma intensidade em relação à sua volta rápida. Com isso, conseguiu alcançar somente a 12ª posição.
Por sua vez, Felipe Massa fazia uma boa corrida, chegando a ficar no 9º lugar durante a disputa. No entanto, o piloto da Venturi foi fechado pelo inglês Oliver Rowland contra o muro e acabou danificando sua suspensão, o que gerou abandono.
Outro piloto brasileiro, Nelsinho Piquet, fez uma corrida discreta e recebeu a bandeira quadriculada na 11ª colocação.
A Fórmula E volta daqui três semanas, no dia 16 de fevereiro, na Cidade do México.