Quem percebeu que a vida gira em torno de números? Aliás, podemos dizer que hoje, na grande maioria, somos apenas números. Nascemos e logo conquistamos o primeiro número, que vem de nosso registro. Crescemos e nem sempre evoluímos, mas conquistamos outros números, alguns até com direito a foto, como no RG e a CNH. Quando comparecemos em supermercados, lojas e outros estabelecimentos, os atendentes não perguntam por nossos nomes, mas o número do CPF.
Em alguns casos, nossos nomes e sobrenomes perdem efeito, vale o CPF limpo. Seu nome tanto faz. E tem ainda as senhas de atendimento. Senhas que remetem a números, que podem privilegiar os mais velhos, como se isto fosse razão de privilégio em País onde aposentados e pensionistas são tratados como números que não agregam valores. Números, que neste caso, não agradam a gregos e troianos. Hoje, no “chão da fábrica”, estão pessoas que trabalham e são medidas pelos números da produção.
E se estes não agradam os “donos”, tem um aumento o número de desempregados. Triste a matemática onde são números que medem o potencial de uma pessoa. Se agrega valores, ótimo, mas se os números forem baixos, vem o desprezo. Hoje as empresas investem em equipamentos e não em mão de obra. Quanto maior o número de máquinas, maiores os lucros e menores serão os postos de trabalho, simples assim.
São os números que definem as eleições e criam a intolerância. Não vote em determinado número, pois se o fizer, grande número de familiares e amigos irão se tornar seu inimigo. É a vida! Onde os números não batem ao longo do mês. Você recebe em um dia e paga em todos os demais. Se os seus números forem positivo, parabéns, de outra forma, corra, pois nunca sabemos quando virá o último dos números, aquele do registro de óbito.
CURTINHAS
Principalmente por conta do período de chuva.
Aliás, calçadas no município que têm se tornado mais eficientes que academias.
Principalmente pela falta de respeito dos moradores que adaptam os espaços às suas necessidades.
Esquecem que é local de passeio comum e muitos idosos e crianças são prejudicados pelas “transformações”.
Para facilitar o acesso de veículos, por exemplo, modificam o formato original das calçadas.
Em algumas casos se formam verdadeiros degraus e outros obstáculos.
O que para os cadeirantes, impossibilita a movimentação.
Saída tem sido dividir o espaço com com os veículos.
Fiscalização e uma política para a manutenção e construção das calçadas ajudaria e muito.
Mas não dá votos. Para este ou outros governos.
Ainda sobre o tema, no quesito falta de educação, não são apenas os obstáculos de acesso que preocupam.
Tem ainda os moradores que não respeitam a comunidade como um todo e descartam entulhos de forma desordenada.
Sofás, TVs, colchões e armações de camas, por exemplo, são facilmente localizados em vias públicas.
E olha que existe a operação cata-bagulho em Rio Claro que passa pelos mais diversos bairros recolhendo o material.
Quem conhece o bicho preguiça? O homem, no caso.
Exemplo clássico destacado nas redes sociais passa pelo Cemitério Municipal, local de descarte para entulhos e outros objetos.
Mais ou menos do tipo, onde fica sua educação?
Por falar em redes sociais, antigos personagens, nada ilustres, estão de volta.
Tudo de olho nos votos do eleitorado.
Em período de intolerância, dica aos candidatos para 2020: cuidado com as visitas aos bairros.
Passar muito tempo sem dar as caras e, de repente, aparecer para pedir voto, pode não ser uma ideia inteligente.
De falsas promessas o eleitor está de saco cheio.
E também vale para quem não ocupa cargo público.
De lobo em pele de ovelha, o campo está lotado.
Não é apenas no grupo que administra a cidade, que acontecem rachas visando as eleições de outubro.
Na oposição também tem desentendimentos.
Na relação oferta e procura, são muitos os candidatos para poucas vagas.
E se utilizarmos o quesito competência vai ficar ainda mais complicado na escolha.
Pior que ter que pagar o IPVA de 2020 é ter que acertar as multas de trânsito de 2019.
Multas que não tem uma boa relação com o bolso do contribuinte.
Principalmente no caso de quem não respeita às leis do trânsito.
Governo bate na tecla de que o preço das carnes cai e se aproxima de período anterior aos reajustes.
Mas no dia a dia, a situação é diferente. Os preços ainda seguem em alta e as opções são por ovos e carne de frango e suína.
Mas para hipnotizados, tudo normal.
No caso de hipnose, o ex-presidente Lula deve ter aprendido bem sobre como aplicar.
Impossível medir o poder de convencimento sobre companheiros e companheiras.
Principalmente na distorção de fatos.
Embora não aconteçam desfiles das escolas de samba em Rio Claro, as comunidades do samba seguem em atividades.
Resultado é que algumas cidades da região poderão ser contempladas pelas escolas.
Para a comunidade do samba, que o 2021 seja de dias melhores.
No tema Carnaval, muita gente prevendo viagem para o litoral e outras cidades turísticas.
Nestas horas é que ninguém se lembra de crise econômica.
Passa o feriado e voltam as reclamações.
Fim da primeira parcela de pagamento do IPVA e quem se esqueceu, agora só a vista. Dura constatação.
Pior que pagar o IPVA é recolher os pedágios das rodovias e perceber que o gasto é em duplicidade.
Quando o time vai mal das pernas se troca o treinador. Na Saúde vale o mesmo?
Aos poucos o Brasil vai entrando no seu ritmo. Inclusive com o futebol às quartas-feiras e no final de semana.
Melhor assistir futebol na TV que discutir com a “patroa”, dirão os mais fanáticos.
Gilberto Gil e Regina Duarte, em comum a arte e a política, só que de lados opostos.
Nos dois casos, excelentes no que fazem de melhor. Isto na arte.
Na política, mais, do mesmo.
E acharás graça e bom entendimento aos olhos de Deus e do homem.
Provérbios 3:4 / Até domingo
O episódio de rompimento da barragem da mina do Córrego do Feijão, em Brumadinho-MG, no ano passado, completa um ano no próximo dia 25. Foi uma das maiores tragédias ambientais do mundo, que além do prejuízo material, de hoje e para o futuro, culminou com a morte de mais de duas centenas de pessoas.
Vítimas do desespero e despreparo de empresários, que visam o interesse financeiro acima da responsabilidade pelo bem humano e o meio ambiente. Até mesmo pela proximidade da data, o Ministério Público de Minas Gerais divulgou esta semana decisão que envolve o ex-presidente da Vale, Fabio Schvartsman, e mais dez funcionários da mineradora.
Todos foram denunciados e responderão na Justiça pelo crime de homicídio doloso, quando há intenção de matar. Para o MP, os envolvidos têm responsabilidade na morte de 270 pessoas, que acabaram soterradas pela avalanche de rejeitos. Vamos ver o que dá no julgamento.
CONDENADO:
O médium João de Deus, de 78 anos, foi condenado na segunda-feira (20) a mais 40 anos de prisão por crimes sexuais cometidos contra cinco mulheres. No total já são 63 anos de prisão na ficha e o risco de novas condenações. Merecidas, aliás.
TRÂNSITO:
O Poder Público tem investido em medidas que possam evitar acidentes de trânsito, mas é preciso apoio dos motoristas.
MULTAS:
Sobre trânsito, além das críticas aos radares adotados na cidade, pelas redes sociais tem ainda quem critica a opção pelas localidades. Tem gente apostando que determinadas regiões do município são privilegiadas.Tipo a Zona Sul, ou “filét” da cidade.
ELEIÇÕES:
DEM, PSDB, PT, Psol, Novo, PL e Aliança Pelo Brasil já despontam como a possibilidade de lançarem candidatos à prefeito em outubro. Outros podem entrar nesta corrida. É muita sigla e nomes para competência não reconhecida.
CARNAVAL:
Reinado de Momo se aproxima e os milhões de desempregados se tranformarão em pierrôs e colombinas para entoarem: “Tanto riso, Oh! quanta alegria, Mais de mil palhaços no salão…”
FGTS?
Caixa Federal informa que já pagou de R$ 1,5 bilhão de saque imediato complementar referente às contas de FGTS. Mas cerca de 40% dos brasileiros ainda não sacaram o dinheiro. Não estariam precisando?
Na coluna da última quinta-feira, dia 16, publicamos uma foto que reproduzia as bocas de lobo próximas à Avenida Visconde do Rio Claro tomadas pelo lixo que é descartado de forma irregular por algumas pessoas. O espaço não colaborava para a evasão da água, principalmente em dias de chuva.
Pois bem, o setor de limpeza da Prefeitura Municipal esteve no local e deixou apto novamente. As bocas de lobo foram adequadas e o lixo retirado. Houve um amplo trabalho de recuperação do espaço, assim como outros próximos. Mas não basta apenas o trabalho do Executivo. É preciso concientização e cidadania.
De outra forma e em muito breve, voltaremos a localizar lixo ocupando aquela área. É dever do Municipio dar manutenção e atendimento para as vias públicas, assim como o dever de todos, em conservar o serviço. Quando vierem as enchentes tenha consciência de que não tem culpa no cartório.
CURTAS
Na linha do nem tudo é azul, na Cidade Azul, DEM e PSDB, que têm atuando em conjunto na Câmara Municipal e fazem parte do grupo de apoio e sustentação ao governo de Juninho da Padaria, não devem ficar lado a lado nas eleições de outubro. O PSDB segue na linha de candidatura própria ao Executivo e deve rachar com o grupo que administra a cidade. Tem quem aposte que o racha pode custar caro para os dois lados e colaborar com a oposição na corrida eleitoral. O tempo responderá.
O uso de plástico descartável estará proibido em toda a China até 2025. Até o final deste ano, as maiores cidades chinesas não poderão adotar mais as sacolas de plástico descartável. Até 2022 a medida será estendida a todo o País. É uma pressão do governo chinês para colocar um fim à poluição. Ainda para o 2020 devem estar eliminados a utilização de canudinhos, utensílios de plástico e envelopes almofadados de envio para encomendas. O cerco está fechando na preservação do meio ambiente.
Basquete Rio Claro segue em sua jornada de recuperação dentro da NBB. A chegada de atletas experientes e a mescla com os mais jovens, deram novo status ao elenco, mas é preciso ir com muita calma. O projeto para o basquete local é de médio a longo prazo. É preciso fincar raízes antes de estabelecer cobranças e criar expectativas. Outras equipes tem melhores estruturas e investimentos, e seguem a frente. Nada que não possa ser recuperado com um trabalho sério e organizado.
Seguem as dúvidas e preocupações em relação aos casos de intoxicação e mortes por dietilenoglicol em episódio envolvendo a cervejaria Backer. Análise particular, contratada pela empresa, nega contamição de água da fábrica. A ingestão de dietilenoglicol pode provocar a síndrome nefroneural e levar a insuficiência renal aguda e alterações neurológicas. A produção está suspensa enquanto prosseguem as investigações. A Backer se destaca como uma das principais produções artesanais do País.
Último mês de recesso escolar e pais e responsáveis seguem na árdua tarefa de pesquisar os preços dos materiais didáticos e auxiliares. Com um rejuste previsto de 8% em relação a 2019, aumento que não refletiu nos salários, a pesquisa segue como melhor opção. Outra dica é evitar marcas famosas ou produtos que busquem se destacar mais pelo maketing do que propriamente pela qualidade do material. Evitar fazer as compras com os menores também pode ter influência no bolso.
O Jardim Público de Rio Claro tem ganho acompanhamento da Guarda Civil Municipal de Rio Claro. Viaturas sempre marcam presença naquele espaço em busca de conceder maior tranquilidade ao público que passa pelo local, principalmente nas proximidades das agências bancárias. Mas os desocupados insistem em permanecer na praça e consumir alta quantidade de bebidas. E o desconforto é evidente, inclusive com várias brigas e discussões entre os mesmos, principalmente à noite.