A importância de cuidar do lugar onde se vive é fundamental para a garantia do bem-estar e qualidade de vida.
Assim, todos devem criar identidade com o ambiente, pois são representantes significativos do meio no qual estão inseridos, seja este um bairro, município, estado ou país. Muitos dos problemas ambientais vistos em pontos da cidade, como resíduos sólidos depositados inadequadamente (em vias públicas e cursos de água), tornam-se abrigo de vetores transmissores de doenças (ratos, baratas, moscas e mosquitos) e animais peçonhentos (cobras e escorpiões), acarretando prejuízos à saúde pública e saneamento básico.
A problemática dos resíduos sólidos tem alcançado proporções sérias na atualidade, sendo necessários alertas para que a população encare este tema com atenção e responsabilidade, evitando que futuras doenças e epidemias possam surgir. Visando esta temática, foi desenvolvido um Mutirão de Educação Ambiental com as crianças do Projeto Social do Bairro Jardim das Flores, em parceria com o Grupo Uneamb, formado por pesquisadores voluntários da UNESP, Campus de Rio Claro.
Assim, juntamente com educadores, ocorreu uma ação de limpeza nas imediações do bairro, nas áreas de matas e proximidades de cursos de água. A escolha deste local para o desenvolvimento da ação decorre de um diagnóstico em que foi constatada a presença de materiais diversos (plásticos, papel, sacolas, resíduos de construção civil, madeiras) depositados inadequadamente pelas margens do córrego e matas do bairro, acarretando riscos ambientais.
Os trabalhos dividiram-se em etapas, sendo a primeira uma abordagem com as crianças com bate-papo ambiental, evidenciando os cuidados com os recursos naturais (água, solo e vegetação), bem como a importância de separar e depositar adequadamente os resíduos sólidos. Na segunda etapa, foi realizada a atividade de campo, em que as crianças percorreram, juntamente com educadores, as áreas de matas próximas ao córrego do bairro, recolhendo o material descartado inadequadamente, acondicionando-o e levando-o até caçambas mais próximas, dando o destino correto.
Atividades como essa estimulam o espírito de cidadania, incentivando familiares e comunidade a se engajarem na causa de respeito e cuidado com o bairro de vivência, proporcionando um ambiente saudável e livre de ônus a todos os moradores.
Para finalizar, todas as crianças participantes do Mutirão de Educação Ambiental receberam brindes pela participação e envolvimento com a atividade. A ação ambiental contou com o apoio de amigos, parceiros e empresas do município engajados no Projeto UMA – Unidos ao Meio Ambiente, sob a coordenação do Gestor e Educador Ambiental Éder Rodrigo Varussa, da UNESP Rio Claro.